Drácula Apaixonado

Drácula in Love

Karen Essex

SINOPSE:

O ano é 1890, e a jovem professora Mina Murray está comprometida com o homem dos seus sonhos. Mas seus frequentes pesadelos estão prestes a revelar algo que há séculos atormenta sua alma: ela é objeto de desejo do intrigante conde Drácula. Quando o noivo parte em uma viagem a trabalho, ela decide passar um tempo em Witby com sua querida amiga Lucy e a mãe dela. Mas então coisas terríveis acontecem, e Mina é levada em uma viagem mítica muito além da compreensão humana, na qual se vê obrigada a tomar uma decisão adiada por quase um milênio.

COMENTÁRIOS:

Vamos começar discutindo o título. Nesta história não há amor. Há muita luxúria, mas nem de longe temos a presença de sentimentos mais profundos. Como a história é contada sob o ponto de vista de Mina, jamais ficamos sabendo o que realmente vai pela mente de Drácula. Precisei de muita força de vontade e uma pausa de semanas para conseguir chegar ao fim desta história.
Logo no inicio do livro, nas primeiras páginas, conhecemos Mina Murray, uma jovem professora em uma escola para moças que não tem um pingo de amor próprio e que, sinceramente, não parece normal de forma alguma. Em certos momentos é toda recatada e cheia de pudores, especialmente sobre a inferioridade feminina, em outros, se masturba ao lembrar de um ataque que sofreu de um bêbado repugnante que "meio" que a estuprou quando ela saiu andando de camisola por Londres de madrugada, sonambula. Quem, sério, quem ficaria excitada com uma espécie de estupro cometido por um mendigo repugnante???? Bom, isto foi apenas o inicio... as cenas bizarras de sexo pipocam enlouquecidamente ao longo da história e algumas delas são revoltantes.
Sobre aquele que dá o nome ao livro, para começo de conversa ele mal aparece. O livro não é sobre ele e seu amor por Mina, o livro é sobre a repressão e a  histeria e a facilidade com que as mulheres podiam ser encarceradas em hospícios. A autora deveria ter escrito um livro sobre este assunto sem colocar Drácula nele, pois começamos a ler a espera de vampiros, sangue, sedução... o que mal temos nesta leitura. Inicialmente (apesar das bizarrices sexuais) fiquei entusiasmada e curiosa. Em menos da metade do livro eu já estava bocejando. Na metade do livro eu ainda esperava pela entrada triunfal de Drácula, até então só visto com o canto dos olhos, sem interferir na trama.
Sobre Mina... ela é forte, ela é fraca, ela chora e precisa ser carregada e salva, ela decidiu que sim, ela decidiu que não... não demorou para que eu odiasse a protagonista com todas as minhas forças! A mulher não sabia o que queria, não sabia o que era, não se decidia definitivamente NUNCA!
Se Essex pretendia mostrar o amor verdadeiro de Drácula por Mina o que ela conseguiu foi fazer com que logo de cara eu não gostasse da protagonista e que até o final eu a desprezasse. Nada entre os dois mostrou, em momento algum, amor e sim muita luxuria e desejo.
Drácula parece sofrer da mesma doença que Mina; ele vai fazê-la lembrar do amor que compartilharam em outra vida, não, ele vai esperar ela lembrar sozinha... minha nossa, que povo mais indeciso.
Minha maior satisfação ao terminar de ler Drácula Apaixonado é que li em epub e não comprei o livro, já que é um dos piores livros que já li na minha vida. Sinceramente, foi uma grande perda de tempo e, olhem, eu me esforço para encontrar pelo menos alguma coisinha que tenha valido a pena quando leio algo ruim.
Não consigo perdoar o uso do nome Drácula, obviamente presente apenas para atrair leitores. A autora fez um uso tão ofensivo do personagem, provavelmente certa de surpreender o leitor com suas reviravoltas e conseguiu apenas se tornar ridícula. Na "visão" de Essex, Drácula não é o que temos lido sobre ele, não, ele é algo bem diferente, algo surpreendente... oh, minha nossa, que grande revelação... rufem os tambores... Drácula não brilha, mas é UMA FADA!!!!!
Em Drácula Apaixonado, Drácula é uma fada macho, que gosta de sangue, mas não precisa dele para sobreviver, que troca sangue com humanos, mas não pode abusar porque pode ser tóxico... é uma viagem sem pé nem cabeça!!!! E tem mais; Mina é imortal, mas Mina morre e renasce, Drácula quer ficar com ela, mas então ela está grávida e precisa morrer para ele tornar a procurá-la... DESDE QUANDO UM IMORTAL PODE MORRER?????
Como se não bastasse o livro ser um lixo, Essex ainda faz o seguinte comentário no posfácio:

"Eu não sei o que será da história [Drácula, de Bram Stoker]. Até o momento, apesar de seu tom sensacional e sua narrativa emocionante, ele não conseguiu vender muitas cópias ou capturar a aclamação da crítica. Como quase todas as obras de ficção, tenho certeza de que ele será lido por poucos, e nos próximos anos, todas as cópias serão jogadas fora com o lixo ou perdidas em incêndios ou outras catástrofes, vão apodrecer em bibliotecas até as prateleiras serem removidas para dar lugar a histórias mais recentes e mais relevantes. "

ATÉ QUE PONTO CHEGA A ARROGÂNCIA DE UMA PÉSSIMA AUTORA? Será que ela acredita que o lixo que ela escreveu vai sobreviver a Drácula? Sério?! pois eu recomendo a qualquer um que se interesse em ler Drácula Apaixonado a não cometer este erro. Ao invés disso, pegue Drácula, de Bram Stoker e leia. Você vai se divertir muito mais e ler algo de qualidade.

AQUI!!!! Para quem gosta de sofrer...



0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon