O Castelo Animado

Howl`s Moving Castle

Diana Wynne Jones


O livro foi escrito em 1986, e é uma série de três, seguido de O Castelo no Ar em 1990 e A Casa dos Muitos Caminhos em 2008.



SINOPSE:


A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa a transforma numa velha de 90 anos e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãs. Vagando sem rumo, a "jovem senhora" acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado.
“Na terra de Ingary, onde coisas como botas-de-sete-léguas e mantos de invisibilidade existem, é um verdadeiro infortúnio ser a mais velha de três irmãs. Todos sabem que é você que vai sofrer o primeiro, e maior, fracasso se as três saírem em busca da sorte”.

COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO:


Sophie Hatter, uma jovem de 18 anos, vive na cidade de Market Chiping e trabalha na chapelaria do pai. Ela é a mais velha de três irmãs. Sophie e Lettie são filhas do primeiro casamento do pai e Martha é a filha mais jovem, que ele teve com a segunda esposa, Fanny, anteriormente funcionária da chapelaria. 
Fanny agia como mãe das três moças, sem tratá-las com distinção, sempre cuidando para não favorecer Martha, mas, quando o pai das moças morreu, deixou uma divida imensa e as meninas precisaram abandonar o colégio e começar a trabalhar.
Lettie, por ser a segunda filha, foi enviada ao Café Cesari (apenas a duas quadras de casa)
para que lá trabalhasse e encontrasse um rapaz para casar. Martha, como caçula, foi enviada para ser aprendiz da famosa feiticeira Annabel Fairfax, onde faria amigos nobres e poderosos, garantindo um excelente casamento. Sophie, sendo a mais velha, herdaria a chapelaria e lá seguiria trabalhando.
Certo dia Sophie trabalhava sozinha na chapelaria, mergulhada em pensamentos amargos sobre seu futuro, quando recebeu a visita de uma mulher, que depois ela descobriu ser a Bruxa das Terras Desladas. Por motivos que Sophie desconhece a bruxa a enfeitiça, transformando-a em uma velha de 90 anos. Para piorar tudo, este feitiço não permite que a pessoa enfeitiçada revele o que lhe aconteceu. Mais adiante acabamos por saber que Sophie tinha poderes que desconhecia; Quando fazia seus chapéis a moça conversava com eles, determinando o que aconteceria com a pessoa que o comprasse e isso realmente acontecia. A Bruxa das Terras Abandonadas ficou a par dos talentos da moça e, com ciumes de sua beleza e talento, a enfeitiça.
Pois bem, sob o feitiço lançado pela Bruxa das terras Desoladas, Sophie decide partir antes que as irmãs e a madrasta vejam no que se transformou e não a reconheçam. A unica esperança da "moça" é encontrar o Mago Howl (famoso por comer os corações das moças) e pedir ajuda. Para tanto ela precisa encontrar o castelo Animado, que é o lar de Howl.
Sophie encontra o castelo e nele Calcifer, um demônio do fogo e também responsável por manter o castelo em movimento. Calcifer logo percebe que Sophie está sob um feitiço, assim como ele e lhe propõe um pacto: Um deve descobrir a forma de acabar com o feitiço do outro.
Nossa heroína passa a morar no castelo, mantendo-o limpo e organizado, além de fazer as refeições para seus moradores (Howl, Calcifer e Michael, o aprendiz de Mago de 15 anos). Claro que as arrumações e limpezas de Sophie provocam situações engraçadas, além disso, os 3 moradores originais do castelo são completamente desorganizados e bagunceiros.
Sophie logo nota que os boatos sobre Howl são criados por ele mesmo para que fiquem a distancia. Na verdade ele é um homem charmoso e inteligente, mas tem muito orgulho de sua aparência e é muito cabeça-dura.
No livro Howl fica sabendo que uma amiga feiticeira está com uma nova aprendiz que é belíssima e decide visitá-las todos os dias, passando as tardes com elas, na esperança de conquistar a moça. Esta aprendiz é a irmã de Sophie, mas a moça se apaixona por um espantalho que na verdade é um príncipe que está preso a um feitiço e Howl desiste da conquista. Enquanto isso a outra irmã de Sophie conquista Michael, o jovem aprendiz de Howl (não vou entrar em detalhes, mas Martha e Lettie haviam usado um feitiço para trocarem de lugar, já que Martha queria trabalhar da Cafeteria e Lettie queria se tornar uma feiticeira).
Ao longo do livro percebemos que Howl está se apaixonando por Sophie e também, que ela está se apaixonando por ele, mesmo que ela negue o tempo todo e é muito linda a evolução do relacionamento deles.
Além da parte referente a convivência dos personagens e seus romances (e as histórias das irmãs de Sophie), temos a trama que envolve Howl. O Príncipe Justin saiu em busca do desaparecido Mago Suliman e quando este também desaparece Howl é enviado pelo Rei para procurar os dois e derrotar a Bruxa das Terras Desoladas, suspeita de ser responsável pelo sumiço de ambos. Howl quer evitar um encontro com a bruxa, uma antiga amante que por ciúme jogou uma maldição nele, então ele tenta se livrar da missão pedindo para Sophie que finja ser sua mãe e que vá pedir ao Rei para que ele não tenha que cumprir as ordens. Howl na verdade está enfrentando a bruxa enquanto finge que está desinteressado. Mas a bruxa não é um oponente fácil de enganar. Ela é uma feiticeira poderosa e também tem um demônio do fogo!
Sophie que ao início da história aceita seu fado e se sente infeliz, por meio desta maldição encontra a oportunidade de buscar o que tanto desejava: seu próprio destino; uma vida de aventuras que jamais acreditou que poderia viver, e acaba se tornando muito mais ela mesma, sem medo de falar o que pensa e fazer o que tem vontade, como se não tivesse mais nada a perder.
Howl é o meu personagem favorito. Ele possui uma lista enorme de defeitos, mas possui uma qualidade que supera tudo: ele tem um bom coração. As briguinhas e implicâncias entre ele e Sophie me divertiram muito.
O Howl do livro e do filme são exatamente iguais: absolutamente egoista, preguiçoso e covarde, já a Sophie do livro é amarga, muito mais mandora e irritavel do que a do filme, especialmente quando ainda jovem.


PERSONAGENS DO LIVRO:

Mago Howl: Um mago misterioso e fanático por privacidade. Tem 27 anos e é famoso por ser mulherengo e maldoso. Os rumores dizem que ele procura por jovens bonitas para que possa roubar seus corações. Seu nome verdadeiro é Howell Jenkins e é natural do País de Gales, onde sua família vive sem saber de suas atividades no mundo de Sophie ou de sua existência. Ele é descrito como alguém alto e gentil e gosta de roupas bonitas e de pintar o cabelo. Calcifer o descreve como alguém vaidoso demais para alguém com cabelo cor de lama.
IMAGENS DO FILME
Sophie Hatter: Tem 18 anos e é a mais velha de três irmãs. Sophie é decidida, fiel e considerada. Se resignou a continuar com a velha chapelaria do pai enquanto sua irmãs foram fazer fortuna, mas decide sair de casa quando a Bruxa das Terras Desoladas a transforma em uma velha e acaba virando faxineira do castelo de Howl. No inicio ela acha que Howl merece a má fama que tem, mas com o tempo descobre que ele também tem muitas qualidades. A mestra de Howl, Sra. Penstemmon conta a Sophie que ela também tem poderes mágicos e então Sophie nota que os vem usando inconscientemente há muito tempo.
IMAGENS DO FILME
Calcifer: É o demônio do fogo que mora no castelo de Howl. Fez uma barganha com Howl que aumenta muito a magia de ambos mas fez com que ele fique preso a lareira do castelo. Por isso faz um acordo com Sophie, que se puder libertá-lo ele quebraria a maldição que a Bruxa jogou nela. Isso comprova o que Howl diz: que Calcifer é o seu ponto fraco. E isso é verdade de várias maneiras.
IMAGENS DO FILME
A Bruxa das Terras Desoladas: É uma das feiticeiras mais poderosas da terra de Ingary. Foi banida para as Terras Desoladas a 50 anos pelo falecido Rei e desde então vem espalhando destruição pelo reino. Ela teve um pequeno caso com Howl mas, assustado ele acabou com o relacionamento rapidinho! Como vingança a Bruxa joga uma maldição em Howl: Que quando ele se apaixonar ele vai voltar para ela.
IMAGENS DO FILME
Michael Fisher: É o aprendiz de Howl e tem 15 anos. Quando ficou órfão não tinha para onde ir e entrou no castelo por acaso. Quando Sophie achou estranho que Howl simplesmente deixou ela ficar como faxineira do castelo ele conta que Howl demorou 6 meses para notar que ele estava morando ali! Ele conhece a irmã de Sophie, Martha, e se apaixona por ela.
IMAGENS DO FILME
Lettie Hatter: É irmã de Sophie e tem 17 anos de idade e é considerada a mais bonita das irmãs. Lettie fica amiga de um cão que na verdade é uma pessoa enfeitiçada e quando descobre que Sophie está morando com o mal-afamado Mago Howl ela envia o cachorro para protegê-la. Pretende aprender magia.

Martha Hatter: É a mais nova das irmãs e é considerada a mais esperta das três irmãs. Martha acaba ficando no lugar de Lettie como aprendiz no Café Cesari onde conhece Michael Fisher e se apaixona.

Fanny Hatter: Foi a segunda esposa do Sr. Hatter e era assistente na chapelaria. É a mãe de Martha e sempre foi gentil com as três filhas. Quando ficou viúva assumiu a chapelaria e encaminhou Lettie e Martha para bons mestres e ficou com Sophie como assistente. Pouco após o sumiço de Sophie ela casa com um homem rico, Sr. Sacheverell Smith, e vende a chapelaria para Howl.

Mago Suliman: É Mago-real e conselheiro do Rei. Também veio do País de Gales e teve a mesma mestra que Howl. Foi mandado atrás da Bruxa das Terras Desoladas quando ela ameaçou a vida da filha do Rei, Princesa Valéria.
IMAGENS DO FILME
Príncipe Justin: É o irmão mais novo do Rei. Ficou preocupado com o sumiço do Mago Suliman mas quando vai procurá-lo desaparece também.
IMAGENS DO FILME

Heen: Cachorro que segue Sophie e que ela pensa ser Howl disfarçado.
IMAGENS DO FILME

O QUE MAIS DIFERE DO FILME:

No livro, depois de voltar a ser moreno, Howl tinge o cabelo de loiro novamente - No filme ele permanece moreno.


No livro a Bruxa do Leste é muito má - No filme ela não é tão má assim e se torna uma velhinha muito fofa, fazendo parte da "família" do Castelo Animado.

No livro Michael tem 15 anos - No filme ele tem uns 10 anos no máximo e se chama Marko.

No livro o cachorro é enviado pela irmã de Sophie para protegê-la, mas na verdade ele é um rapaz enfeitiçado - No filme ele é enviado pela Maga Suliman para vigiar Howl.

As partes referentes as irmãs de Sophie e o desenrolar de suas histórias são inexistentes no filme (no filme Sophie tem apenas uma irmã, Lettie, que trabalha do Café).

No livro o Mago Suliman foi colega de Howl nas artes da magia, tendo por mestra a Sra. Pentstemmon - No filme Suliman é uma mulher e foi ela quem treinou Howl.
No livro, há a iminência de Guerra - No filme ela já está acontecendo.
Muitos fatos do filme são melhor esclarecidos após a leitura do livro, então a sugestão é que nossos leitores leiam o livro, e depois assistam o filme, e vão perceber que a obra de Diana Wynne Jones foi muito bem representada no filme de Miyazaki.



COMENTÁRIOS DO FILME:

O filme segue o livro com pequenas mudanças até que Howl pede a Sophie que finja ser sua mãe e que fale com Madame Suliman, que é uma combinação da Sra. Pentstemmon e o Mago Suliman, no livro um homem. Após a visita a Kingsbury, o enredo do filme segue um rumo próprio, criando uma obra inesquecível, doce, mágica e perfeita. Eu gostei muito do livro, mas prefiro o filme, já que sou fã de Miyazaki. Ele consegue como ninguém misturar natureza e tecnologia e mostrar que as pessoas são tão boas quanto ruins. Numa obra de Miyazaki não existe o mal absoluto nem a bondade absoluta.

Pois bem, tudo funciona no filme e é poético, ao mesmo tempo que engraçado, triste e ao mesmo tempo alegre e Miyazaki faz com que todos os personagens sejam belos ou adoráveis. Calcifer é uma fofura e Heen (o cachorro) é hilário. Até Cabeça de Nabo, o espantalho, que no livro parece assustador, é bonitinho no filme. Sophie é uma graça e Howl é lindo, loiro, moreno ou o que for.
No filme Howl sabe desde o inicio que Shopie está sob uma maldição ( e esta maldição foi colocada nela simplesmente por ter encontrado Howl mais cedo e ele a ter salvo da atenção não desejada de um grupo de militares, além de tê-la levado até a doceria onde sua irmã trabalhava, o que provocou os ciumes da Bruxa) além disso, visualmente fica mais fácil mostrar que a medida que ela vai se abrindo para a vida vivendo no Castelo Animado ela começa a rejuvenescer sutilmente (para de sentir dores pelo corpo, não precisa mais da bengala, etc)
No filme o país estava em guerra e os magos foram convocados a ajudar. Howl fugiu de todas as convocações até que não teve mais escapatória, que é quando ele pede a Sophie que vá em seu lugar ao palácio real fingindo ser sua mãe. A Bruxa também tem um encontro no palácio, que na verdade é uma armadilha, na qual ela cai e perde seus poderes, se tornando uma velhinha meio lerdinha das idéias, mas fofa. As coisas dão beeeem errado na reunião de Sophie com Suliman e Howl aparece para salvá-la. Junto com eles vão a Bruxa e Heen, um cãozinho que tinha seguido Sophie e que ela pensara ser Howl disfarçado. Está formada a família do Castelo Animado.
Para piorar tudo, Howl está sob uma maldição. Devido a seu pacto com Calcifer ele está se tornando um monstro e o tempo está acabando. Não vou contar toda a história, que tem muitas reviravoltas e aventuras, mas vou confessar que fiquei com o coração nas mãos. Felizmente Myiazaki sempre nos presenteia com um final feliz (do jeito dele, é claro). Eu vi este filme no cinema e chorei feito uma menininha, de emoção, pela beleza e por tudo ser tão perfeito.

AQUI!!!!



3 comentários:

Iuri disse...

Acho que é o melhor filme do Myasaki, porque conseguiu equilibrar mais personagens que o de costume, e todos tem suas motivações. O mais próximo em história é Pricnesa Mononoke, mas este é bem mais sombrio, ao contrário de Castelo Animado.
E tem o Calcifer!

Unknown disse...

E o cachorro, e a Sophie e o Howlllllll.... hahahahahaha. É o meu favorito do Miyazaki. Este ano, no Natal, precisamos rever Ponyo ^^

Kuse2571 disse...

É um lindo filme.
Gostaria de assistir a outro com a mesma pegada desse.
Ainda não tive a oportunidade de ler o livro
Mais com certeza vou adquirir um.
Meus personagens favoritos são, Howl e Principe Justin.
❤😍💕

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon