A Linguagem do Amor



















A Linguagem do Amor

Deborah Hale

COMENTÁRIO:

A protagonista da história se chama Leonora, moça órfã que vive com o tio, a quem muito ama. Leonora é uma jovem culta e cheia de ideais. Planejara para si uma vida de solteira, dirigindo sua própria escola, onde ensinaria jovens pobres para que assim conseguissem melhorar de posição em suas vidas. Toda sua vida vivera sob a sombra do medo de ser como a mãe, mulher que tivera a fortuna dissipada pelos inúmeros amantes que haviam surgido em sua vida após a morte do marido, pai de nossa mocinha.
Com o futuro bem definido em sua mente, Leonora aceita o desafio proposto por seu tio: se ela conseguisse ensinar um soldado grosseirão a se passar por cavalheiro, ele financiaria sua escola e lhe daria sua parte na herança, para que pudesse se sustentar, sem precisar casar e poder abrir a tão sonhada escola. Estabelecida a aposta, o tio de Leonora aponta a "vitima": o ex-sargento Morse, que servira no mesmo regimento do falecido primo da moça. Morse estava se reestabelecendo no hospital de ferimentos em batalha e corria o risco de ir a julgamento por ter desobedecido ordens superiores.
De cara já dá para perceber que o tio de Leonora pretendia realmente era unir o casal; a sobrinha, que tanto amava, e o rapaz que havia tentado salvar-lhe o filho e, não tendo conseguido, trouxera seu corpo de volta a família, para ser enterrado. O livro começa exatamente neste momento: o encontro de Leonora com Morse, homem grosseiro mas de bom coração, absolutamente sem nenhum traquejo social, mas inteligente e sagaz.
Claro que de inicio temos antipatia e uma certa atração. Leonora se faz feia e Morse é absurdamente atraente. Após muito relutar, Morse acaba por aceitar fazer parte do desafio e daí as confusões têm inicio, assim como os romances... sim, "os". A história não se restringe apenas ao casal central, ela cobre outros personagens, como um parente afastado de Leonora e seu tio, que ela pensa ser o escolhido com quem devera se casar se perder a aposta mas que, obviamente está lá para causar ciumes a Morse; temos também a aluna favorita de Leonora, que ela coloca sob sua proteção. Devo confessar que este parente afastado se revelou meu personagem favorito, devido a sua extrema simpatia e senso de justiça.
Quanto as aulas que tornariam Morse um cavalheiro (uma espécie de Mayfair Lady de calças) de inicio são um desastre. Leonora tenta ensinar latim, história, matemática, economia, etiqueta e Morse odeia cada minuto, não prestando atenção a nada e se dedicando a encontrar formas de escapar das aulas até que, colocando um destes planos em ação, os dois tem um momento romantico. Morse acaba por se tornar um aluno exemplar e Leonora começa a desabrochar, mostrando-se uma linda mulher e começando a crer ser muito diferente de sua mãe, o desejo de ser feliz com um companheiro surgindo em seu coração.
Claro que muitos desencontros surgem daí... muitos mesmos, pois os dois são absolutamente cabeças duras e desconfiados. Dei boas risadas lendo está história adoravel. Simplesmente encantadora; divertida, romantica, engraçada. Recomendo a todos.

SINOPSE:

ESCOLA DE AMOR OU DE ESCÂNDALO? INGLATERRA, 1812.

Leonora Freemantle fizera uma aposta alta, defendendo a teoria de que eram os estudos, não o direito de nascimento, que produziam um cavalheiro, mas tendo o atraente sargento Morse Archer sob sua tutela, já não tinha tanta certeza do resultado que alcançaria. Seria refinamento, paixão ... ou ultraje? Se Leonora Freemantle não conseguisse fazê-lo passar por cavalheiro diante da sociedade de Bath, teria de se casar imediatamente. Mas não se ele pudesse evitar, jurou Morse Archer, pois aquela linda intelectual, de altos ideais e charme inocente, estava lhe ensinando, sem o menor esforço, a verdadeira linguagem do amor...!

2 comentários:

Unknown disse...

nao li o segundo, onde posso encontrá-lo para baixar, alguém sabe?
(é que consegui encontrar o primeiro - http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Liguagem-Do-Amor)

Unknown disse...

Thays, parece que tem este livro em ebook no blog Baile Através do Tempo:
http://baileatravesdotempo.blogspot.com.br/2010/07/linguagem-do-amor-deborah-hale.html

Tem também no Scribd:
http://www.scribd.com/doc/18985460/Deborah-Hale-A-Liguagem-Do-Amor-CH-221

^^Bj, Aris.

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon