Fogo Frio

Dean Koontz.

Cold Fire.


SINOPSE:


O que você faria se descobrisse que possui poderes que te dariam a capacidade de evitar trágicos destinos de pessoas que você nem conhece? Jim Ironheart possui uma única resposta: Ajudar. 
Mas a principal questão é, de onde vem esses poderes? Seriam eles algum tipo de manifestação paranormal, uma espécie de premonição? Ou seria tudo isso uma parte de algo muito maior, envolvendo a própria e misteriosa figura de Deus? 
E o que, então, teria a ver com isso os insistentes sonhos e pesadelos envolvendo um antigo moinho e o trágico, mas obscuro, passado de Jim? 
Esses e outros mistérios são o que Jim e sua nova amiga Holly Thorne tem que descobrir, antes que seja tarde demais e o inimigo apareça. 



COMENTÁRIOS:


Este foi o primeiro livro escrito pelo Dean Koontz que eu peguei nas mãos. Comprei às escuras no Círculo do Livro e simplesmente amei. Na época era diferente de tudo que eu já havia lido e eu fiquei realmente encantada.

Fogo Frio conta a história de Jim Ironheart. Ele é um professor aposentado que tem passado a maior parte de seus dias, desde que se aposentou, salvando vidas.
Jim "sente" quando precisa estar presente em certos lugares e "pressente" o que deve fazer para salvar determinadas vidas, mas ele não sabe como nem porquê. A única explicação que Jim considerou adequada foi a de que Deus o havia escolhido para fazer este serviço e de que as pessoas que salvava eram, de alguma forma, especiais.
A  repórter Holly Thorne estava em Portland, para coletar material e escrever um artigo sobre uma professora que havia lançado um livro de poesias, quando Jim impede que uma criança seja atropelada por um motorista bêbado. Acontece que ela percebe que Jim já corria na direção da criança antes mesmo de ser possível alguém ouvir o carro que teria acertado a criança em cheio. 
Pesquisando sobre Jim, Holly acaba por descobrir que nos últimos 3 meses ele havia salvo uma porção de vidas, sempre recusando-se a dar o nome ou ter sua foto tirada, embora a descrição física fosse semelhante a do homem que ela vira.
O título, muito bonito, na minha opinião, faz referência aos olhos de Jim, que, segundo Holly, são intensamente azuis e frios, mas que queimam como fogo.
Decidida a escrever um artigo sobre Jim, Holly o segue (na sequencia ele salva tanto Holly quanto todos que estão no avião. Na verdade a presença de Holly acaba por se tornar muito importante no evento). 
Por conta da situação que enfrentam juntos, Jim conta a ela sobre seus estranhos e fantásticos poderes e sua missão como representante de Deus. Holly, com uma visão mais cínica da vida e repleta de curiosidade, além de estar muito atraída por Jim, começa a investigar sobre o dom que ele tem, descobrindo coisas estranhas e provocando uma reação assustadora.
Quase todas as memórias de Jim sobre sua infância estão apagadas, exceto a morte de seus pais, quando ele tinha 9 anos, na fazenda de seus avós. Holly suspeita que as habilidades de Jim tem origem em algo que aconteceu em sua infância e não desiste de procurar por respostas. Uma destas respostas é a presença do "Inimigo", que além de se revelar ainda tenta matá-los através dos pesadelos. Tanto Holly quanto Jim começam a ter os mesmos pesadelos e eles se passam em um antigo moinho, que fica nas terras dos avós de Jim. 
Holly consegue convencer Jim a voltar para a fazenda a fim de encontrar a fonte de tudo e, quando finalmente chegam lá, o terror aumenta. O Inimigo surge e descobertas são feitas. É uma parte eletrizante do livro e eu não conseguia parar de ler, querendo descobrir logo o que ia acontecer. Não vou entrar em detalhes para não entregar a história, mas posso dizer que é de arrepiar e que é fantástico. Altamente recomendado. Pena que nunca fizeram um filme... eu ia adorar ver numa tela esta história.

Capa do meu exemplar. 
Sempre pensei no Sam Neil ao ver o cara no fundo, apesar de não ser parecido :-)
Se não fosse pelo homem a capa seria bonita, mas com ele ficou estranha.

Capa com o local "onde tudo se origina na história e onde tudo termina".
Tem algo nela que me desagrada... não consigo decidir o que.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon