Quadrinhos 5 - Sandman:A Casa de Bonecas

Volume 2


* Autor: Neil Gaiman
* Artistas: Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Chris Bachalo, Michael Zulli e Steve Parkhouse.
* Letras: Todd Klein e John Constanza.
* Cor: Robbie Busch.
* Capas: Dave McKean
* Introdução:Clive Barker.

SINOPSE:

Este volume contém as edições 10 a 16 e intercala acontecimentos simultâneos no mundo desperto e no Sonhar. No mundo desperto presenciamos o encontro entre Rose Walker e Unity kinkaid (personagem que aparece no primeiro arco de histórias da série), avó da moça. No mundo dos sonhos Sonho começa a restaurar seu reino, se deparando com o iminente surgimento de um Vórtice (pessoa capaz de romper as barreiras do sonhar).

CAPÍTULOS:

1) Casa de Bonecas:
Neste volume Desejo confessa a Desespero que foi a/o responsável pelo que aconteceu entre Sonho e Nada (Contos na Areia, capítulo 9). Enquanto isso Sonho descobre o surgimento de um novo Vórtice e Rose Walker viaja para a Inglaterra  com sua mãe para conhecer a avó, Unity Kinkaid.

2) Dia da Mudança:
Rose Walker muda para um novo apartamento, uma velha mansão na Flórida. Ela passa a conhecer seus novos vizinhos (alguns deles serão vistos em arcos futuros) e depois sai em busca do irmão desaparecido. Junto com ela vai o simpático vizinho Gilbert. Enquanto isto Jed, irmão de Rose, vive preso no porão da casa dos pais adotivos e só nos sonhos é feliz, em companhia de Lyta Hall e um super herói que se denomina Sandman, além de dois pesadelos que fugiram do sonhar. A terceira trama diz respeito ao Coríntio, um dos maiores pesadelos do Sonhar, que vive entre os humanos e que está indo para um encontro de Serial Killers, deixando um rastro de corpos por onde passa.

3) Casa de Brinquedos:
Neste capítulo Sonho descobre que os dois pesadelos fugidos, Bruto e Glob, estavam tentando criar seu próprio Sonhar a partir dos sonhos de Jed, aprisionando Lyta Hall e o espírito de seu marido, Hector, fazendo-o crer ser o Sandman. Após ficar livre dos pesadelos e do constante sonhar, Jed foge da casa dos pais adotivos, mas cai nas mãos do Coríntio.

4) Homens de Boa Fortuna:
Este capítulo conta uma história fora da sequência e nos apresenta a Hob Gadling, um homem que em uma taverna na Inglaterra, no ano de 1389, insiste que as pessoas só morrem porque acreditam que a morte é inevitável. Escutando a conversa, Sonho propõe a sua irmã, Morte, que deixe Hob viver eternamente para saber se o homem se arrependerá ou não de ser imortal. Este experimento resulta em uma amizade entre Sonho e Hob que atravessa os séculos. A cada 100 anos os dois se encontram na mesma taverna para conversarem sobre o que lhes aconteceu e se Hob ainda deseja continuar a viver.

5) Colecionadores:
Rose e Gilbert descobrem que Jed desapareceu e, a pedido da polícia, se hospedam no mesmo hotel em que está acontecendo a convenção de serial Killers. Gilbert vê o Coríntio e, após escrever algo em um papel e entregá-lo a Rose (ela deveria falar o que estava escrito no papel caso se encontrasse em perigo) parte. Quando Rose é atacada por um dos assassinos que está no hotel ela lê o que estava escrito no papel: o nome de Sonho, que vem, salva a moça e interrompe a convenção para pegar Coríntio, o melhor de seus pesadelos e que estava fugido. Enquanto isso Gilbert encontra Jed no porta-malas do carro do Coríntio e o entrega a Rose.

6) Dentro da Noite:
Rose descobre que pode vivenciar os sonhos de outras pessoas, causando um caos no Sonhar. Enquanto isso sua avó, Unity, está morrendo em companhia da filha. Neste capítulo descobrimos que Gilbert era um sonho que se transformara em homem e que o destino de Rose é morrer pelas mãos de Sonho.

7) Corações perdidos:
Encerrando este volume, Sonho conta a Rose, no Sonhar, que ele deve matá-la, já que ela tem o poder de destruir o mundo desperto e o dos sonhos. Unity aparece em sua forma jovem, alegando que se ela não tivesse dormido a maior parte de sua vida ela seria o vórtice e por isso deveria morrer no lugar de Rose. Assim acaba sendo e quando Sonho a mata no Sonhar ela morre no mundo desperto.
Após esta conclusão Sonho vai a procura de Desejo e diz que sabe que Desejo é o avô de Rose e que se ele, Sonho, houvesse matado alguém de seu sangue, como Rose, poderia ter sido caçado e destruído pelas Fúrias. Com estas palavras ele avisa Desejo a não criar mais armadilhas para destruí-lo.

COMENTÁRIOS:

Algumas edições acrescentam ao volume 2 Contos na Areia, que eu classifiquei, aqui no meu blog, como o capítulo 9 do volume 1.
Eu confesso que A casa de Bonecas me conquistou mais do que o volume inicial, talvez por não ter que apresentar o protagonista da série, embora ainda tenham aparecido poucos de seus personagens recorrentes.

Esta é a capa do meu volume 2,
capa dura e com toda a arte na parte interna,
além de vários textos adicionais e fotografias.

Variações de capas em inglês.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon