O Despertar de Menfreya

Victoria Holt


SINOPSE:

Naquele castelo da Cornualha, amor e morte andam de mãos dadas.
Diz a tradição que, quando o relógio da torre do Castelo de Menfreya para, isso significa mau agouro.
Mas, para Harriet, não passa de mais uma das muitas crendices que cercam a propriedade de Bevil, seu marido.
No entanto, quando Jessica, a nova governanta, muda-se para Menfreya, a segurança de Harriet é abalada: haveria algo entre aquela bela mulher e seu marido?
As suspeitas adquirem proporções maiores quando Harriet recebe um misterioso aviso de morte, seguido da notícia de que o relógio da torre parou... (retirado do blog Romances Históricos).



COMENTÁRIOS:

Acredito que este foi o primeiro livro escrito por Victoria Holt que eu li, muitos anos atrás. A capa me chamou a atenção em primeiro lugar e depois a sinopse do livro. Não me arrependi nem um pouco, pois simplesmente amei a leitura. A mistura de romance com suspense/mistério me encanta e Victoria Holt é muito boa fazendo isso, pelo menos na maior parte de seus livros.
A história tem como protagonista Harriet e nós a conhecemos através de seus pensamentos quando está com 13 anos. A menina é rejeitada por um pai frio e distante, que vive para o mundo da política. Seu único consolo é a amizade que mantém com a filha mais jovem da família Menfrey (e que regula de idade com ela), Gwennan.
Harriet é simplesmente obcecada pela família e pela casa desta, Menfreya, além de ser profundamente apaixonada por Bevil, irmão mais velho de Gwennan e que a trata como se fossem irmãos.
A parte inicial do livro é rápida, contando o passado de Harriet desde a tenra infância, mostrando a que pé anda aos 13 anos e dando uma pincelada no que acontece nos anos que antecedem sua vida adulta. 
Detalhes que fizeram eu gostar ainda mais da menina: o fato dela ser corajosa, decidida, ter um fantástico senso de humor e uma língua rápida. Além disso Harriet é manca por conta de um problema na hora do parto.
Eu sei que é um clichê, mas o livro tem uma sequencia que me encanta: quando as meninas decidem ir escondidas a um baile a fantasia oferecido pelo pai de Harriet. Ela encontram roupas guardadas em baús em Menfrey (que é um castelo cheio de surpresas e lendas)e usam eles juntamente com máscaras. Eu dei pulinhos de alegria nesta parte :-D
Bem, a certo ponto do livro Bevil começa a mostrar interesse por Harriet (a esta altura muita água já passou debaixo desta ponte) e nós nos vemos no mesmo dilema que ela: ele a ama ou está apenas interessado no dinheiro que ela havia herdado? Para complicar tudo uma antiga namorada de Bevil se torna a governanta do filho de Gwennan e o famoso relógio da torre de Menfreya para... sendo que ele só para quando alguém da família morrerá em alguns dias. Detalhe: Harriet está grávida de um bebê Menfrey, então... a coitada fica numa posição terrível.
É realmente um livro fantástico, e parece sempre pesado de suspense. Não sei como Victoria Holt conseguiu isso, já que só após o casamento de Harriet é que os acontecimentos misteriosos tem lugar. Acho que é porque desde o inicio Harriet narra a história de forma empolgante, que me fez querer saber cada vez mais o que havia acontecido com todos aqueles personagens carismáticos.

AQUI!!!!
Capa do meu exemplar. Eu amo esta capa, mesmo ela não tendo nada a ver com a história :-)


Esta capa sim, tem tudo a ver com a história, além de ser muito bonita.

Gosto muito desta artista. Ela fez lindas capas para Victoria Holt.

Bom exemplo de uma capa sem graça.

O charme desta capa é ela ser a mais antiga que encontrei. Tenho uma queda por capas antigas ;-)

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon