O Fabuloso Maurício...

O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados

Terry Pratchett


Hoje vou comentar um de meus livros favoritos, escrito pelo meu autor favorito, Terry Pratchett, o homem que criou o fabuloso Discworld e que tornou minha vida mais cheia de cor e magia.
A primeira vez que li Pratchett não contou muito, pois ele havia escrito a quatro mãos com Neil Gaiman, mas as características básicas do texto dele estão lá, tornando o sombrio Gaiman bem mais alegre e cômico.
Visitando Porto Alegre durante uma das feiras do livro eu vi aquele livro com uma capa chamativa que me despertou o interesse. O livro em questão era o primeiro da série do Disco e se chama A Cor da Magia. Eu simplesmente não pude resistir; depois de encontrar o livro em várias bancas acabei por comprá-lo.
Na época eu estava passando por uma crise de depressão pesada e não via muita graça nas coisas. Foi nesta fase que eu sentei no chão da casa do irmão da minha melhor amiga, depois de batermos pernas o dia todo num calor de 40 graus e abri o livro enquanto esperava ela sair do banho para eu poder ter a minha vez. Naquele chão acarpetado, apoiada no sofá, eu dei uma gargalhada. A partir daí eu estava perdida! Terry Pratchett me conquistou para sempre.
Anos depois, com a estante cheia de livros dele, eu adquiri O Fabuloso Mauricio e, acreditem, foi um dos melhores. A trama é fantástica, as personagens, os diálogos, tudo funciona de forma incrível. O Fabuloso Mauricio é aquele tipo de livro que você pega e já depois de uma página não quer largar por nada.
Agora você pode estar se perguntando: Mas sobre o que trata este livro fantástico? E eu respondo: É o seguinte...

Maurício é um gato muito inteligente, manipulador, ganancioso e que fala. Aproveitando-se destes dons ele manipula um garoto tocador de flauta e um grupo de ratos, também inteligentes e falantes. O grupo sai de cidade em cidade fingindo que o lugar está sob uma infestação de ratos, para então o garoto aparecer com sua flauta, tocá-la e retirar os ratos da cidade. 
A organização dos ratos é divertidíssima e os sustos que eles pregam nos humanos para que estes chamem o flautista e seu gato é mais ainda. Outro plus são os nomes, extremamente divertidos, como o ratinho albino chamado Perigoso Feijão, a ratinha Pêssegos, o corajoso Bronzeado Intenso... (a explicação do porquê destes nomes é ótima).
A história tem lugar em uma cidadezinha que já diz ter problemas com ratos, mas algo está muito errado. A partir daqui temos muita ação e suspense, além dos diálogos cômicos e situações que provocam risadas e uma mocinha inesquecível: Malícia Grima!
Acompanhamos a investigação de Mauricio e do menino Keith, com ajuda de Malicia e também as aventuras dos ratinhos nos esgotos e porões da cidade. Junto a tudo isto ainda temos os questionamentos dos ratinhos sobre o que realmente são, se há vida após a morte, que futuro terão, além de uma crise entre os ratos mais velhos e mais jovens, uma vez que os mais velhos tem dificuldade em aceitar a nova vida com inteligencia superior e "a palavra".

O Fabuloso Mauricio se passa no mundo do Disco, ou melhor, no Discworld, lugar plano, cheio de magia, com guerreiros, criaturas míticas, um Morte hilário (vou falar sobre ele em outro post), deuses, guildas e uma Universidade Invisível onde certos ratinhos comeram o lixo.


Este é Terry Pratchett :-D


“Como disse o Fabuloso Maurício, era apenas uma história sobre pessoas e ratos. E a parte difícil era diferenciar as pessoas dos ratos.”

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei da capa, o Maurício tem uma cara de safadinho, rss. Adoro gatos e tenho uma queda por literatura infanto-juvenil de fantasia.

Gostei da resenha, esse está anotado para eu comprar!
:D

Unknown disse...

Oi, Jossi :-)
O Maurício é o gato mais safado do universo, hehehehehe. Eu também amo gatos (no momento tenho 3)e por causa do Terry e do Neil Gaiman comecei a gostar mais ainda de literatura Infanto-juvenil. Eles são ótimos e as obras não são tolas nem bobinhas, menosprezando as crianças e adolescentes, como alguns livros por aí :-)

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon