Causa Nobre

Cause Celeb

Helen Fielding

SINOPSE:

CAUSA NOBRE conta a história de Rosie Richardson, uma mulher bonita, inteligente e bem-sucedida, que abandona os confortos da vida urbana, os prazeres de sua rotina badalada e a companhia de pessoas famosas por uma aventura na África, onde vai para ajudar refugiados famintos. Cansada da vida mundana de Londres e desiludida com seu lindo e cruel namorado, Rosie decide jogar tudo para o alto e parte para a África, onde passa quatro anos administrando um acampamento de refugiados. No entanto, após uma longa temporada de crise, uma praga da gafanhotos e novo período de fome, o acampamento onde Rosie trabalha se vê sobrecarregado com a multidão de pessoas famintas que disputa os poucos alimentos que restaram no escasso estoque. Frustada pela ação nada eficiente dos organismos de assistência, Rosie toma uma decisão tão drástica quanto a de partir para outro continente: volta a Londres e tenta convencer seus antigos e ainda famosos amigos a participar de uma campanha televisiva para ajudar os refugiados africanos. 

COMENTÁRIOS:


Para quem acredita que Helen Fielding escreveu apenas os livros sobre Bridget Jones, aqui está sua primeira obra. Causa Nobre não foi escrito em forma de diário, não descreve com requintes de crueldade os chiliques  da protagonista (especialmente os relacionados ao peso) e não mostra uma protagonista estúpida como Bridget.
Rosie Richardson havia trabalhado com publicitária para uma grande editora de Londres, o que a deixara bem familiarizada com romancistas, dramaturgos, atores famosos e outras celebridades. Ela havia até mantido um romance com Oliver Marchant, que acabou de forma desastrosa, é claro, já que ele, apesar de bonito e charmoso, era um traste. Para esquecê-lo, num rompante de loucura Rosie parte para a África com um grupo humanitário e, depois de algum tempo, acaba por se tornar administradora do campo onde trabalha (Safila). O cenário é a Namíbia devastada pela guerra.
Quatro anos se passam e chega aos ouvidos de Rosie os rumores de uma praga de gafanhotos em uma província vizinha e que ameça enviar uma multidão de refugiados famintos para seu acampamento. O acampamento já está cheio e a comida e remédios chegando ao fim.
Com a ajuda de Robert O`Rouke, o médico bonito e desligado, Rosie procura uma forma de evitar um desastre em face da burocracia das organizações de ajuda humanitária. A ideia que Rosie tem é a de recorrer aos antigos amigos famosos, para que eles façam um apelo pela televisão, gravando na África, em Nambula. Claro que primeiro ela terá de enfrentar seu passado: a futilidade, arrogância, o ego e, principalmente, Oliver Marchant.
A história é narrada na primeira pessoa e é por conta disto que notamos certas semelhanças entre Bridget e Rosie, como a queda por homens que não valem nada, a sinceridade infantil, o embaraço a que ela é exposta em situações sociais e o dom de atrair o homem certo na hora certa.
É acompanhando Rosie de Safila para Londres (dando uma passeada por suas lembranças de 4 anos atrás) e de volta a África podemos ver o crescimento emocional de Rosie, passando de alguém confusa para alguém corajosa e decidida.
O que me levou a gostar do livro é que Rosie se mostrou uma protagonista com quem simpatizei; ela parecia real na medida certa e pude entender a maior parte de seus atos e sentimentos. Além disso eu dei boas risadas em algumas partes. Recomendo este livro para quem gosta de livros engraçados, mas com dramas (dramas, não tragédia), que tem uma protagonista que vai a luta e não é uma imbecil (como a própria Bridget me pareceu ser, ou então a maioria das mocinhas de Sophie Kinsella).

AQUI!!!!


Esta é a capa do meu exemplar.
Meio estranha, com tudo perdido no vazio do fundo branco.

Achei esta capa muito engraçada :-D

Estranha.

Feiaaa!!!!

Achei nada a ver esta capa.

Muito, muito feia!

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon