A Ultima Vampira

The Last Vampire

Whitley Strieber

SINOPSE:

Neste livro voltamos a encontrar a protagonista do clássico Fome de Viver (adaptado para a telona por Tony Scott em 1983). Em A Última Vampira, Miriam Blaylock, a vampira insaciável e bela, que teve vários amantes, está sendo perseguida pelo agente da Interpol Paul Ward. Por tentar caçá-la a anos, ela tornou-se sua obsessão.

COMENTÁRIOS:

"A Última Vampira" é o segundo livro sobre a vampira Miriam Blaylock, e seu mundo foi apresentado aos leitores em "Fome De Viver", publicado na década de 80 por Whitley Strieber .
Desta vez o autor narra, além da continuação das aventuras de Miriam, a história de Paul Wardum, ex-agente da CIA, que trabalha para uma equipe secreta de policiais especializados, pesquisando uma raça de vampiros que se disseminou pelo mundo e exterminado-os. Miriam sempre viveu entre os seres humanos sem se preocupar em ficar escondida, aproveitando da humanidade tudo o que poderia extrair dela, mas agora Miriam se tornou a obsessão de Paul e ele a caçará por todo o mundo, se for preciso, e a exterminará.
Desta vez ficamos a par de mais detalhes sobre O QUE é Miriam e sobre seu passado; por exemplo, ela era uma "guardadora". Como acabamos por saber, os vampiros existiam em nosso mundo antes de nós mesmos, que fomos criados por eles como gado, a fim de alimentá-los. Miriam guardava um rebanho. Também ficamos sabendo que ela tem aproximadamente 3000 anos de idade, embora não pareça ter mais do que 20 (loira, sedutora e rica - não consigo não ficar chateada com esta descrição, porque me lembro de Miriam como Catherine Deneuve, que era loira, sedutora e rica, mas que não tinha 20 anos na época do filme The Hunger).
Quando os dois protagonistas se encontram eles se veem absurdamente atraídos  alias, Paul só consegue pensar em ir para a cama com Miriam e isso logo acontece, resultando numa surpreendente gravidez, que faz com que Miriam descubra que Paul era um ser meio humano, meio guardador. De repente o cara se vê diante da duvida: mata a mulher que "ama" e o filho, ou abandona a vida que levara até então?!
Sinceramente, "Fome de Viver" (1981) era um livro que não permitia continuação. O filme mudou o final e deu um gancho, mas nunca filmaram uma continuação. Quando Whitley Strieber finalmente escreveu a sequência, deu nisso. Ele ignorou o destino de uma das personagens em "Fome de Viver" (de morta ela aparece saltitante neste "A Ultima Vampira", escrito em 2001) e mudou as características das personagens que já existiam antes... creio que até mudou características físicas.
O livro é um apanhado de clichês dos mais óbvios, bizarro sem ter charme, repugnante até certa altura e uma grande perda de tempo. O que o primeiro livro tinha de interessante, este tem de desastroso. A única coisa que se salva é a belíssima capa da edição nacional.
Para quem quiser ler, AQUI está a resenha do livro "Fome de Viver".

Pelo que sei há mais um sequência intitulada "Lilith`s Dream", que conta a história da mãe de todos os vampiros, que desperta em nossa época sedenta por sangue e que se encanta por um jovem meio humano, meio vampiro, na verdade, filho de Miriam e de Paul. O livro é sobre um pai tentando salvar um filho de uma criatura poderosa que voltou para salvar sua espécie a qualquer custo.


Como eu já disse, linda capa.


Bela capa.
Deve ser para compensar a história horrível.

Variação em cores.

2 comentários:

Poções de Arte disse...

Livros... livros...
Minha paixão, muitos pra ler.
Ainda ontem estava vendo esse na Saraiva.
Abraços e ótimo findi.

Unknown disse...

Eu também amo demais livros, Bruxa
:-)
Bj, Aris.

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon