Um Grito de Pavor

Um Grito de Pavor - Taste of Fear: 1961

SINOPSE:


No filme, Penny Appleby (Susan Strasberg), jovem bela e paralitica (devido a um acidente de equitação) vivia na Suíça com uma amiga mas, após a morte desta amiga, retorna para a casa do pai (que não via a dez anos) para viver com ele e sua madrasta, na Riviera Francesa. Pouco após sua chegada Penny descobre que seu pai está viajando, mas durante a madrugada ela encontra acidentalmente o corpo do pai e quase morre afogada ao cair na piscina, enquanto busca por ajuda. A madrasta garante que foi um sonho ou sua imaginação e chama o Dr.Pierre Gerrard (Christopher Lee) que a medica e tenta convencê-la de que ela estava imaginando coisas, mas as tais "visões" vão ficando cada vez mais reais a medida que Penny investiga o que está acontecendo na casa.


COMENTÁRIOS:

O filme começa com uma sequencia na Suíça, quando o corpo de uma jovem morta por afogamento é retirado da água pela polícia e então corta para o Sul da França, onde o restante da história tem lugar.Um Grito de Pavor é um filme de Suspense (meu gênero favorito) que acompanha a jovem Penny em sua visita ao pai, que não via há cerca de dez anos. Ao chegar a seu destino a moça fica surpresa ao descobrir que o pai não fora recebê-la; na verdade ele havia viajado e ela acaba sendo recebida apenas pela madrasta Jane e pelo motorista-faz tudo da família, Bob.
A moça fica sabendo que o pai partiu subtamente em uma viagem de negócios de madrugada e que em breve retornaria, mas logo ela começa a "ter visões" do pai e suspeita que algo ruim aconteceu com ele. Sempre que a moça busca por ajuda, ao retornarem ao local onde ela encontrara o pai morto, não há mais nada e logo Jane e o Doutor começam a questionar sua sanidade mental.
O Doutor Gerrard, amigo do pai de Penny, parece crer que ela está a beira de um ataque de nervos, mas a moça, irritada com estas suspeitas e acusações, busca ajuda em Bob para investigar o que realmente aconteceu a seu pai e se sua madrasta tem algo a ver com isso.
É incrível como o filme passa a sensação de que algo está errado; uma espécie de suspeita, medo, curiosidade... o fato de que Penny está presa a uma cadeira de rodas permite certas situações que não seriam possíveis caso ela andasse.
A protagonista, apesar do seu problema, tem um comportamento exemplar de força, decisão, coragem, mesmo quando pressionada pelos outros personagens. Ela não é uma vítima, ela é uma mulher que quer chegar a uma solução, apesar de parecer frágil. Outro ponto positivo, na minha opinião, é o filme ser em preto e branco... o clima de suspense combina a perfeição com a falta de cores.
Não gostei de apenas um ou dois detalhes, mas não posso comentá-los sem entregar a solução da história; só posso dizer que depois que você assistir ao filme vai perceber que em certos momentos as cenas serviram apenas para nos conduzir na direção errada. Felizmente não é algo que prejudique o filme, de forma alguma e nem seu final, alias, o final é fantástico e acabei perdoando qualquer tentativa feita ao longo da história para me enganar.
Gostei tanto deste filme que no prazo de uma semana tornei a vê-lo. Sou uma fan confessa de filmes da Hammer, mas este é, de longe, o melhor já feito pelo estúdio.
Como bônus temos as roupas e acessórios maravilhosos que Penny usa e um cenário muito atraente :-D




Nossa, eu amo as capas destes filmes antigos, hehehehehehe.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon