A Máscara da Sedutora

The Mask of Enchantress

Victoria Holt

SINOPSE:


PAIXÕES PROIBIDAS E IDENTIDADES TROCADAS - UM SOBERBO RELATO SOBRE UMA MULHER ESTIGMATIZADA PELA TRAGÉDIA.

Filha ilegitima de um fratricida Suewellyn Mateland é obrigada a deixar para sempre o castelo de seus ancestrais. Tornada órfã por uma catástrofe,é forçada a usar um perigoso disfarce para sobreviver. Tomada de paixão, é perseguida por murmúrios sinistros e cartas furtivas ... É o legado dos Mateland que a persegue. Terá que abrir mão de sua fabulosa herança para poder viver o amor a que tem direito....

COMENTÁRIOS:

A personagem principal, Suewellyn Mateland, viveu com sua "tia" e seu "tio" até os seis anos em uma pequena vila do interior da Inglaterra. Algumas vezes durante o ano uma outra "tia", mais jovem, bela e muito triste, vinha visitá-la e então as duas passavam o dia inteiro juntas e a menininha era muito feliz nestes momentos. Certa vez a bela "tia" a levou para um passeio longo. As duas encontraram um homem que estava a espera e fizeram um piquenique e pela primeira vez a menina viu Mateland e se apaixonou pelo castelo. Algum tempo depois a bela "tia" voltou e a levou embora, ao encontro do homem que participara do piquenique com elas. Os três viajaram para uma pequena ilha próxima a Nova Zelândia.
Acontece que Suewellyn era filha deste casal; uma filha ilegitima. Sua mãe havia conseguido um casal para criá-la, pagando a eles por isso (mas a menina nunca foi bem tratada na casa deste casal e nem pela maior parte das pessoas da vila).
Somente quando já era uma mocinha a protagonista ficou a par da história de seus pais. A esta altura temos um livro dentro do livro. A mãe da garota havia escrito tudo e Suewellyn lê conosco os acontecimentos do passado. Resumindo uma história cheia de idas e voltas, é o seguinte: a mãe da menina era filha do clérigo da vila. Sua prima era filha de um casal rico. As duas estudaram e conviveram desde pequeninas. As duas se apaixonaram pelo mesmo homem, só que a prima rica, meiga e doce o conheceu antes e ficou noiva dele. A mãe da protagonista só o conheceu no dia do casamento e daí, ele se apaixonou a primeira vista por ela. Desastre pronto! A mãe da mocinha foi passar uma temporada com o casal. No castelo do noivo viviam também outras pessoas, como seu irmão e esposa. Este irmão se apaixonou pela moça. Recapitulando:  temos dois irmãos casados apaixonados pela mesma mulher, que está apaixonada pelo marido de sua melhor amiga e prima. Tudo culmina com a morte de um irmão pelo outro e a fuga do casal para pegar a filha e sumir. Detalhe: o pai de Suewellyn abandonou não só a esposa, como a filha que teve com ela. Não consegui simpatizar com este casal porque a esposa dele era uma pessoa muito boa.
Pois bem, anos depois a meia-irmã da protagonista encontra a família e resolve ir incomodá-los. Esta meia-irmã se chama Susannah. Acontece que Suewellyn viaja para estar presente ao casamento de sua melhor amiga e o vulcão na ilha em que mora entra em erupção matando toda a sua família. Sem ter nada de seu, a moça assume a identidade de Susannah após ser confundida com ela. Daí temos o desfecho do livro e a parte mais interessante dele e, infelizmente, a mais curta.
A representação da heroína (será que ela vai conseguir se sair bem na sua encenação?), o herói misterioso, os segredos de família, os criados sombrios, a casa misteriosa, a descoberta, pouco a pouco do verdadeiro caráter de Susannah, tudo funcionou muito bem para mim. Eu fiquei tão envolvida a ponto de me morder de curiosidade para chegar logo ao final da história e depois fiquei triste por ter acabado.
Eu não revelei nem metade das tramas deste livro, então, se você gosta de mistério, assassinatos, amores trágicos, ódios intensos, castelos e por aí a fora, não deixe de ler, mas, não espere um livro agitado, porque a escrita é bem lenta, com muitos detalhes na parte em que a protagonista era uma criança e depois sua vida na ilha e pouco romance, pelo menos nada de agarramentos e cenas deslocadas de sexo.

Esta é a capa do meu exemplar.
Acho bem bonita.
Muito bela esta capa. Roupa de acordo com a época,
mas mocinha do livro é loira.
Muito bonita esta capa.
Até que não é feia.
Bonita.
Muito estranha, hehehehehehehe.

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon