Mistérios S.A.

Scooby Doo pode ser dividido em capítulos. O primeiro é composto pela primeira e segunda temporada, de 1969/1970 e chamadas "Scooby Doo Where are You?". Estas temporadas são as mais reconhecidas até hoje, e utiliza uma fórmula bem rígida, em que aparece um monstro, o grupo investiga até desmascarar alguém querendo ganhar ou roubar algo. O desenho faz uso de tons bastante sombrios, e isto também se reflete nas história, que, apesar de intercaladas com cenas de humor, mantém uma tensão e um tom estilo filmes de horror dos anos 50 assim como o desenho Jonny Quest.

Visual escuro e tons próximos dão visual de filme de terror

O problema é que, depois disso vieram séries menos inspiradas no lado terror e focou-se na comédia pastelão, com convidados especiais como o Gordo e o Magro, Batman e outros que não acrescentavam nada à história, que começou a ficar cada vez mais sem pé nem cabeça.

O que diabos esses dois fazem aqui?
A coisa só piorou com o passar dos anos, quando os produtores acreditavam que o desenho se resumia a situações sem pé nem cabeça e cores berrantes, como aconteceu com os filmes do Batman; É um problema corriqueiro com as pessoas dos anos 2000 querendo adaptar coisas dos anos 60, só se enxerga a parte ridícula.

Faltou bom senso para adaptar o visual anos 60 para os tempos modernos
Felizmente, existe vida além da primeira década do segundo milênio, como provam os novos filmes do Batman com o Christian Bale. E finalmente alguém com inteligência conseguiu fazer uma nova série do Scooby Doo, esta é a Mistério S.A. ou Mysteries Inc. no original.

Primeira regra de um longo desenho animado com uma longa linha de história: não se leve a sério! E aqui temos um dos melhores trunfos desse desenho, as piadas recorrentes aos antigos desenhos do Scooby, com frequentes referências aos casos da primeira temporada, o hilário "nós juramos NUNCA mais falar sobre ele" quando aparece uma imagem do Scooby Loo, ou até mesmo "lembra quando nós saímos só nós três Salsicha?" pergunta Dafne se referindo a um desenho em que eram apenas ela, Scooby e Salsicha na máquina do mistério, ao que ele responde "Isso nunca aconteceu!".

Segunda regra que Mistérios S.A. adota: ter uma história, não coloque todo o peso em cada episódio independentemente. E aqui temos a maior diferença para TODAS as outras versões, uma história contínua além do "caso da semana", um mistério que se encerra com um final de primeira temporada de arrancar os cabelos, digno de Arquivo-X. Isso mesmo, tem mistério da semana e mistério da temporada, e isso adiciona muito a cada episódio, pois a revelação desse grande mistério é feita com calma mas continuamente.

Outra grande diferença é o relacionamento, ou vários deles, entre os personagens. Uma turma de adolescentes viajando por aí num furgão sem destino? Esqueça! Temos pais, mães, irmãos e destaque para as três irmãs ruivas, lindas e talentosas da Dafne. Isso traz uma gama maior de situações que podem ser exploradas, como ter que sair de fininho na madrugada para ir investigar um caso ou, literalmente, esbarrando em um conhecido durante uma investigação. A família da Velma, por exemplo, é responsável por um museu turístico dos Horrores da cidade, onde vemos estátuas de cera dos casos antigos da turma, e o pai do Freddy é o prefeito, que deseja ardorosamente que eles NÃO apanhem os monstros, pois afinal, são eles que atraem os turistas para a cidade.

O que parece uma afronta ao velho esquema do desenho, na verdade torna possível a sua serialização, fazendo a série ir aumentando o ritmo e o mistério que cerca a história a cada episódio. A primeira temporada é espetacular e faz você arrancar os cabelos tentando descobrir alguns mistérios, ja a segunda temporada, infelizmente mostrou uma queda de qualidade, mas ainda assim vale a pena para acompanhar o enigma de Crystal Cove!

Uma coisa muito legal nesta nova versão é que temos participações especiais em vários episódios, sendo como figurante, sendo como atuante:

Bambam e Pedrita

Gwen Stacy

Jonny Quest

Gizmo

Vincent Price

Zé Colméia

Chispinha, Tutubarão, Capitão Caverna, Fantasminha Legal e muitos outros.

Não encontrei imagens, mas até mesmo Brenda e Dylan, da série Barrados no Baile, aparecem em Mistérios S.A. Tudo isso só torna o desenho mais legal ainda.

Nota: 9.

3 comentários:

Lê Santos disse...

Amiga conheci seu blog pelo Grupo "União entre blogueiras" ,e amei ja estou seguindo, segue o meu também? ficarei muito feliz, pois uma ajuda a outra né rs,beijos e sucesso!
Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas
Primeiro sorteio do Blog amiga, participa? ♥

Unhas&bocas disse...

Que legal! Sempre gostei do scooby e sua turma e ainda de quebra outros personagens. Show!
Beijos U&B
www.unhasebocas.blogspot.com.br
www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169

Unknown disse...

Olá floor adorei seu blog viuu,e ja estou seguindo!!
Segue o meu tbm? >< Fikarei muito feliz em receber sua visita!!
Bjuux e sucesso!

blog:Trends of Me - Blog
Fanpage:Trends of Me - Fanpage

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon