Quadrinhos 6 - Camelot 3000

Roteiro: Mike W. Barr
Arte: Brian Bolland
Publicação: DC Comics
Hérois e Vilões.
Camelot 3000 mostra as aventuras do Rei Arthur, Merlin e os reencarnados Cavaleiros da Távola Redonda, contando como eles ressurgiram no mundo futurístico de 3000 para lutar contra uma invasão alienígena comandada por ninguém menos que Morgana Le Fay.
ArthurGuinevere (Comandante das defesas da Terra), e Lancelot (um milionário francês) são apresentados como o triângulo amoroso original... bem, quase como o original. Sir Galahad é um samurai, Sir Percival é um dissidente político geneticamente alterado em um neo-humano, Sir Kay é um marginal, Sir Gawain é africano e chefe de família e Sir Tristão é uma mulher, o que provoca situações bem dramáticas, tanto para "ele" quanto para Isolda e Tom Prentice (o estudante que, em fuga, descobriu a tumba de Arthur e o despertou). Mordred é o filho de Morgana Le Fay (embora seja enganado por ela e não tome conhecimento disso).
Protagonistas.
Após Tom despertar Arthur eles vão em busca de Merlin, que era mantido prisoneiro por conta de magia e uma antiga amante. Arthur o liberta e resgata Excalibur e então faz seus cavaleiros reencarnados relembrarem de suas vidas anteriores, assim como a Rainha. É claro que há muitos problemas por conta disso. Velhos sentimentos ressurgem, lembranças e escolhas difíceis devem ser feitas. Amber é o personagem mais complexo, na minha opinião. Ao lembrar que era Sir Tristão ela sofre por amar Isolda (o pior de tudo é que ela lembra de sua vida passada durante seu casamento). Além disso Tom se apaixona por ela e tenta fazê-la aceitar o que é nesta vida.
Cavaleiros e seu Rei.
Em retrospectiva me ocorreu que esta foi uma série bem avançada para a época de sua publicação. Coisas como um dos protagonistas matando bebês, uma relação lésbica, traição... imagino se nos quadrinhos de agora teriam coragem de colocar algo assim, passando impunes a crise atual do politicamente chato.
Morgana, a poderosa.
Camelot 3000 foi publicado pela primeira vez no Brasil entre 1984 e 1985 nas revistas SuperAmigos e Batman. Em 1988 foi re-publicado em forma de mini-série em 4 volumes (eu tinha estes). Em 2005 foi re-publicado em edição única (este é nosso volume atual) e em 2010 foi lançado em um encadernado de luxo.
CAPAS DA SÉRIE EM 4 VOLUMES

Se você quiser baixar e ler pode encontrar Camelo 3000 no blog Rapadura Açucarada e no blog Quadrideko.

3 comentários:

M disse...

Oi, Arismeire. Tudo bem? Queria saber sobre o livro Presença do Passado; você vai postá-lo? Ou surgiu algum contratempo?
Obrigada,
Marina.

Unknown disse...

Marina, faltam dez páginas que estão encantadas. Sempre acontece algo para me impedir de escanear, mas tá saindo. Vou postar sim,não te preocupa :-)
Bj, Aris.

M disse...

Arismeire, muito obrigada. Feliz em saber e muito ansiosa, haha. Obrigada, bj,
Marina.

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon