Terror no Líbano

The Gabriel Hounds.


Mary Stewart.


COMENTÁRIOS:


O livro começa em Damasco, com a protagonista, Christy Mansell, encontrando Charles, seu primo, ao sair de uma loja. Os dois haviam crescido juntos, mas a moça fora morar na América, o que os afastara um pouco nos últimos anos. Charles, filho de um primo do pai de Christy, fora adotado pelo irmão gêmeo do pai da moça ao se tornar órfão.
Nossa mocinha está participando de uma excursão e se deixa persuadir por Charles a encontrá-lo na próxima cidade abandonando seu grupo de viagem, já que ele pretendia visitar a tia avó Harriet (após cumprir uma missão de trabalho) que vivia a décadas no Líbano e depois se dispunha a fazer companhia a prima.
A tia avó Harriet era conhecida como uma espécie de Lady Stanhope (personalidade verídica) morando em um castelo decrépito em um local bem isolado, vestindo-se com roupas masculinas e cavalgando a noite. Todos na família haviam acatado o desejo da mulher de viver longe dos parentes, mas Christie, tomada de curiosidade, resolve visitar a tia antes de Charles, quando ele lhe manda uma mensagem avisando que se atrasaria um dia ou dois para ir ao seu encontro.
Com a ajuda de um simpático motorista chamado Hamid, a mocinha chega ao castelo onde a tia avó mora, mas precisa insistir muito para que permitam sua entrada e ainda mais para conseguir uma audiência com a tia. Na verdade, tudo lhe soa muito estranho naquele lugar, como se ela estivesse participando de uma peça de teatro.
Christy é uma jovem de 22 anos, corajosa e aventureira e um tanto curiosa e teimosa. Ao conseguir se recebida no castelo ela conhece John Lethman, que afirma ser o médico pessoal de Lady Harriet. Após muita insistência ele aceita falar a Harriet que a sobrinha deseja encontrá-la, mas para isso Christy teria de ficar ali e passar a noite, pois a mulher só acordava a noite e dormia durante o dia.
Hamid combina de buscá-la no dia seguinte e a moça fica a espera do encontro. Quando este acontece ela se torna mais curiosa ainda. Sua tia se assemelha a um homem árabe, usando roupas típicas, sentada entre almofadas, falando num sussurro a meia luz e se recusando terminantemente a receber Charles quando a moça toca no nome dele (apesar de tê-lo convidado a visitá-la anteriormente, já que ele era seu sobrinho favorito).
No dia seguinte, após uma intensa chuva, a moça não pode partir devido a enchente do rio, mas encontra com Charles (os dois vão caminhando até que encontram uma parte mais estreita do rio e ele a atravessa). Ela lhe conta os estranhos acontecimentos da noite anterior. Claro que o rapaz toma a firme decisão de invadir o castelo a noite e descobrir o que está acontecendo naquele lugar.
A história é muito interessante e há outros personagens que a tornam mais intrigante ainda, como a criada que usa o anel da patroa (e que fora prometido a Christy na infância) e parece sentir raiva da moça. 
O médico em alguns momentos é muito educado e em outros tão alheio ao que se passa ao seu redor que a moça percebe que ele é viciado em haxixe. Além disso há a tia... sinceramente, eu fiquei me mordendo de curiosidade para saber o que estava acontecendo naquele lugar.
É divertido que a moça tenha sido hospedada no parte onde ficava o harém do castelo. A descrição é tão rica em detalhes que facilmente eu pude visualizar tudo e amei cada segundo :-)
O romance não é ardoroso, uma vez que o casal principal se conhecia desde sempre. A moça sempre fora apaixonada por ele e o moço confessa que sempre tivera certeza de que mais cedo ou mais tarde casaria com ela. Vamos levar em conta que o que menos importa neste livro cheio de mistério e aventura é a parte romântica.

AQUI!!!!!
Este é o meu exemplar. Acho muito esdruxula esta capa, hehehehe. O vestido não é do meu gosto e os óculos são terríveis.

Mesma figura em inglês. Até que parece mais simpática desta forma :-)

Esta capa é um pouquinho melhor, mas o homem atrás da pilastra... freak!!!!

Uma das capas mais recentes, mas ficaria melhor com um casal de cachorros, pois eles são importantes na história. Em tempo: os cães de Gabriel do título são na verdade estátuas que a tia avó havia prometido dar a Charles quando ele era criança.

Meio que me agrada, mas não de forma marcante. Visual anos 40 e a história se passa nos anos 70.

Esta capa entrou em sincronia com a história. Pena que o espaço a volta do casal tenha ficado tão grande tirando a atenção deles.

Fantástico como esta capa ficou estranha e mesmo assim acho ela bonitinha :-)

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon