O Noivo da Princesa


The Princess Bride

William Goldman


SINOPSE:


William Goldman, autor do roteiro de “Butch Cassidy and Sundance Kid”, e de outros filmes de sucesso, jura que quando era menino o que mais adorava era ouvir seu pai ler ao pé da cama um livro fascinante, um clássico de S. Morgenstern, intitulado “O Noivo da Princesa”. Quando se tornou adulto, descobriu que o romance não era tão fascinante quanto lhe parecia. Acontece que seu pai, para lhe prender a atenção, cortava as partes chatas e somente fazia chegar aos seus ouvidos as partes mais sensacionais. Agora, para a delícia dos leitores, William Goldman repete a façanha de seu pai. Ele reconstruiu o romance usando apenas as “partes boas” e fez o velho clássico voltar a funcionar como uma máquina louca e divertida. Mas sobre o que é “O Noivo da Princesa”? É sobre exímios espadachins, lutas tremendas, amor infinito e verdadeiro, violentos ódios, tremendas vinganças, alguns gigantes, um bocado de malfeitores, um punhado de homens honrados, cinco ou seis lindas mulheres, monstros horripilantes e monstros de boa índole, fugas audaciosas e tristes capturas, mortes, mentiras, milagres e um pouco de sexo. Enfim, um romance onde tudo acontece.



COMENTÁRIOS:


"Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai! Prepare-se para morrer!"

O livro diz ser uma "versão com as partes boas", por William Goldman, da grande obra do mestre da literatura S. Morgenstern. Trata-se da história de um grupo de pessoas e eventos que ocorrem a eles e a sua volta, na terra de Florin, muito tempo atrás. 
Logo no inicio somos apresentados a Buttercup, uma "leiteira" que também é a mulher mais bela do mundo (para surpresa de seus pais, pessoas nada bonitas). E há também o empregado da família, Westley, que geralmente se mantém calado e fala apenas "Como queira". 
Westley e Buttercup estão apaixonados, mas como ele é apenas o empregado da fazendinha dos pais de Buttercup, o rapaz parte em busca de realização financeira antes de casar com a moça. Infelizmente o navio em que ele viajava é afundado pelo famoso e terrível Pirata Roberts.
Buttercup, inconsolável, é escolhida pelo príncipe Huperdinck para ser sua esposa e futura Rainha. A moça aceita, já que perdeu seu amor e jamais poderá amar novamente. Claro que Westley não morreu, afinal, este é um Conto FantásticoÉ durante o tempo que estão separados que conhecerão, a seu tempo, Fezzic o gigante, Inigo Montoya o Espadachim e outros personagnes marcantes.
Apesar de parecer um conto de fadas de cabo a rabo William Goldman, em parágrafos divertidíssimos onde mantém um diálogo direto com o leitor, insiste que tudo aconteceu e que ele selecionou apenas as partes boas para recontar esta história, na intenção de que a história fique o mais parecida possível com a que seu pai lhe contou quando era criança.
Goldman afirma que a versão original fora escrita em Florinese por alguém chamado S. Morgenstern, mas isso realmente não importa, já que o livro "com as partes boas" é uma delicia e trará vários sorrisos aos seus lábios (ou até mesmo gargalhadas).
O Noivo da Princesa foi o primeiro livro em que o autor dialoga com o leitor e que é do estilo cômico-fantasia que li, muitos anos de descobrir Terry Pratchett. Tudo isso faz com que você se sinta fazendo parte das vidas destes personagens e de que você é familiar a eles também, de certa forma. A ironia e o sarcasmo são um ingrediente muito atrativo nesta receita.
Um filme foi feito e é tão bom quanto o livro, seguindo a história escrita a perfeição, algumas vezes até o superando, já que podemos ver personagens ótimos como o Espadachim e o Homem de preto. 
Como queira” era tudo o que Westley (Cary Elwes) dizia para os mandos e desmandos de Buttercup (Robin Wright). E ela adorava humilhar e mandar no “Garoto”, como o chamava. Até o dia que percebeu que “Como queira” era seu modo de dizer “Eu te amo”. 
No Blog A Devoradora de Livros vocês podem ler uma critica que compara livro e filme e que foi muito bem escrita. Recomendo.
Capa do meu exemplar.
Bem exótica.
Capa do filme.
Versão alternativa da capa do filme.
O belo Crhis Sarandon, como principe  Huperdinck
O lindo casal principal.
Uma das melhores cenas do filme: O Pirata Roberts e Inigo Montoya.
Mais do excelente Inigo.

1 comentários:

AlineSA disse...

Olá!
Faz um tempo que procuro esse livrom você tem o e-book?

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon