The Indian Fan

Victoria Holt

SINOPSE:

Lindo, com suas penas de pavão, o valioso leque, escondido nas profundezas da mansão Framling, tem um legado de morte e destruição. Drusilla Delany não tem ideia de que ela está marcada por sua maldição. O passado obscuro do leque, no entanto, pode ser menos perigoso do que Fabian framling. Será que ele irá salvá-la do cruel destino que a maldição do leque guarda para ela ou irá causar sua morte? 

COMENTÁRIOS:

Drusilla Delany sempre viveu a sombra da família Framling. Como filha do vigário local, ela era considerada adequada o suficiente para ser acompanhante da mimada Lavinia, filha de Lady Harriet, embora nem sempre uma gostasse da outra ( na realidade elas não eram muito próximas até a adolescência). 
Druscilla, a medida que cresciam, se viu constantemente tentando manter Lavinia longe de problemas e cada vez mais interessada pelo belo Sir Fabian, irmão mais velho de Lavinia, que também sempre fizera parte de sua vida, mas com quem se quer mantinha uma relação (o resumo é: quando ela tinha uns 2 anos e ele uns 8, ele a sequestrou e levou para a casa grande dos Framlings porque queria ser pai. Claro que depois de uma semana ela foi devolvida ao pai verdadeiro, mas a moça sempre se sentiu unida ao rapaz por conta disto, mesmo eles se encontrando muito raramente ao longo dos anos). 
Pois bem, quando Druscilla tinha seus 14 anos e Lavinia 15, a ultima se envolveu com um dos rapazes que trabalhava na propriedade e por segurança elas foram enviadas ao colégio... não que isso tenha controlado Lavinia e sua burrice crônica, além de lascívia constante.
Lavínia não é aceita para outro semestre na escola e lá vão elas para outro internato, desta vez na França. Pobre Druscilla, sempre na bagagem. É nesta segunda escola que Lavínia realmente se supera e mete Druscilla num segredo que poderia arruinar a reputação da moça... alguém adivinha??? A imbecil fica grávida de um trapaceiro qualquer. 
Claro que a Santa Druscilla resolve tudo para proteger a "amiga". Como paga, após voltarem para sua cidade de origem, Lavínia vai fazer seu debut, volta e fica noiva do rapaz por quem Druscilla estava apaixonada e que quase a pedira em casamento. Além disso tripudia da "amiga". 
Sinceramente, Druscilla é o tipo de pessoa que faz por onde para ser pisoteada pelos outros. Fiquei bem contente pelo bocó casar com a rainha da safadeza, que tinha um filho de um cara qualquer e que provavelmente o trairia até com as pedras que encontrasse pelo caminho.
Após alguns poucos anos Santa Druscilla vai para a Índia, onde Lavinia está com marido e filhos, para dar aula as crianças... e para reencontrar Fabian. 
Resumi bem a história, mas o que ocultei não faz realmente diferença. O enredo é muito lento, as personagens são irritantes (especialmente Lavinia) e o tal leque, com sua maldição, parece avulso na história. O uso da tal maldição lá no fim do livro ficou mais do que deslocado.
A sensação que este livro me causou foi a de uma espera constante... a espera de que algo acontecesse, afinal, ainda criança ela conhece a dona do leque e o tal leque, a maldição é anunciada, blá,blá,blá e... ficamos a ver navios. Nem de longe um dos melhores livros de Victoria Holt. Na verdade não é se quer um dos medianos.

Capa que tem a ver com a história mas não diz muita coisa.
Capa com uns ares de anos 20. Belos olhos. Gostei.
Bonita, mas nada demais. 
Provavelmente capa da edição mais recente.
Algo me diz que esta capa é de uma edição dos anos 80 ^^

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon