Não Toque no Gato

Touch not the Cat.


Mary Stewart.


RESENHA:


"Os Ashleys eram sobreviventes. Possuíam um talento extraordinário para manterem apenas as qualidades que desejavam e se adaptarem sem qualquer esforço ao lado vencedor. Através da longa história da família tinham aprendido a se curvar na direção do vento... e a permanecer em Ashley Court. Podiam também ser perigosos. Não Toque no Gato era a divisa deles. O gato tinha garras e dentes afiados.

Bryony Ashley, trabalhando no exterior, é chamada com urgência e volta para casa após quase um ano de ausência. As circunstâncias eram trágicas. O pai, Jonathan Ashley, havia morrido, atropelado numa estrada deserta da Bavária. Ashley Court, a velha mansão cercada por um fosso, jardins em ruínas e sua carga de dívidas, iria tornar-se responsabilidade do primo Emory, que nascera meia hora antes de James, gêmeo idêntico. Os gêmeos, juntamente com o irmão mais moço, Francis, certamente procurariam manter Ashley Court, que não podia ser vendida por causa de uma disposição testamentáia feita por um ancestral. Ashley Court não era mais o lar de Bryony nem problema dela. Mas...

Os Ashleys possuíam outro “dom”, que de vez em quando surgia na família. Um ancestral casara-se com uma cigana que era telepata e fora queimada em praça pública como feiticeira. Bryony herdou esse dom, 300 anos depois, e veio a descobrir que ele era uma faca de dois gumes. Ela sabia que um dos gêmeos também possuia o dom. Desde crianças os dois se comunicavam telepaticamente e o relacionamento fora evoluindo até transformar-se em amor e entrega total, em todos os sentidos, menos um: fisicamente. Bryony não tinha, porém, a menor idéia de qual dos primos era seu amor. E ele se recusava a revelar-se. Ela voltou para Ashley Court decidida a descobri-lo e também a desvendar o mistério da mensagem confusa que lhe deixara o pai agonizante. Perigo para Bryony, dissera ele, e com a mensagem viera também a advertência de que um dos primos podia estar envolvido na morte do seu pai. Poderia esse perigo ser o verdadeiro primo a quem Bryony amava? Será que o vínculo entre os dois, ao longo de muitos anos, de amizade e amor, poderia transformar-se numa ligação de medo? Se o homem a quem estava tão estreitamente ligada fosse o assassino, qual era o dever dela... e qual seria o seu destino? Mas Bryony era uma Ashley e tomou a decisão de identificar de qualquer maneira seu amor secreto, enfrentando a situação da melhor maneira possível."

Quando Bryony chega a sua antiga casa, pretendendo desvendar estas tramas (além de empacotar certas coisas que lhe pertencem, antes do herdeiro assumir a propriedade), ela consegue ajuda de seu amigo de infância, Rob Granger, uma das poucas pessoas que consegue distinguir quem é Emery e quem é James. Os dois investigam a morte do pai da moça e também quem poderia ser o primo com quem ela mantinha seu relacionamento de anos.  
DISCO LIVROS SEBO 


COMENTÁRIO:


Eu sou uma apaixonada confessa pelos livros de Mary Stewart. Ela tinha o dom de fazer diálogos interessantes e de criar personagens envolventes. Além disso, até o ato de beber água mineral era descrito com classe por ela :-)
Pois bem, este foi um dos primeiros livros de Mary Stewart que li e um dos raros que envolve algo meio que sobrenatural (a comunicação telepática entre ela e seu amado). Claro que temos o costumeiro mistério...na verdade, mais de um; nossa mocinha precisa descobrir se a morte de seu pai foi mesmo um acidente, qual de seus primos é aquele por quem está apaixonada e com quem conversa em sua mente a anos, quem está roubando coisas da casa (como pinturas e livros), se isto tem ligação com a morte de seu pai caso tenha sido um crime e, para incrementar tudo isso, uma história a parte, de um antepassado de Bryony, que acaba se mostrando mais do que relevante para a solução de boa parte das tramas.
Devo confessar que Mary Stewart caprichou no climax e nos presenteia com uma sequencia final de tirar o fôlego. Não posso esquecer também de citar o fantástico labirinto com a imitação de templo em seu centro onde o antepassado de nossa mocinha encontrava sua amante. Eu recomendo este livro totalmente.


AQUI
você encontra o e-book e mais dados sobre o livro.


Este é o meu exemplar. De uma forma estranha a capa me agradou. 

Não acho que tenha muito a ver com a história, mas é uma capa interessante.

Não entendi a desta capa. Um gato entrando em uma espécie de tunel... estranho.

Na minha opinião, a capa que mais tem a ver com a história.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Aris!
Li alguns livros dessa autora. Não lembro os títulos, mas só lembro de uma coisa, gostei do suspense.
Boa autora, dos tempos de Mrs. Agatha Christie. ::)

Unknown disse...

Eu tenho todos os livros dela que foram publicados no Brasil, exceto a saga de Merlin e, além disso, dois em inglês. Ainda hei de ter todos os livros escritos por ela :-)

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon