A Águia da Nona

Li sobre um filme de nome A Águia e fiquei curiosa. Consegui o filme e comentei sobre ele com meu marido, contando que o filme havia sido baseado num livro. Ele não gosta de ler como eu, mas ficou curioso e pesquisou e em questão de poucos minutos comprou o livro pela loja virtual da Cultura. O resultado foi que o livro chegou e em o li em um dia... ou melhor, uma noite. Comecei a ler de noite e atravessei a madrugada sem conseguir parar de ler até chegar ao fim e simplesmente amei cada página. Não sou muito íntima de romances históricos (e definindo como romances históricos quero dizer históricos mesmo, nada de romance de banca) mas fiquei muito desejosa de ler os demais livros desta autora. Depois de ler A Águia da Nona, arrastei meu marido para a frente da televisão para ver o filme, doida para ter diante dos meus olhos aquilo que havia visualizado ao ler. Infelizmente o filme é uma coisinha medíocre. Provavelmente eu teria achado divertido, se não tivesse lido o livro, que é infinitamente superior. A história foi massacrada. Mudanças absurdas foram feitas e um livro perfeito transformou-se num filme bobo, mas, vamos ao livro:

A Águia da Nona - Rosemary Sutcliff

O livro narra a história do jovem soldado romano Marcus Áquila, que começa assumindo um posto de comando em um forte numa fronteira Bretã. Marcus tinha aspirações de seguir a carreira militar e, quem sabe algum dia, descobrir o que havia acontecido a seu pai e a Legião que ele comandava, a Nona, desaparecida anos atrás, em território bretão. Aproximadamente quatro mil homens haviam desaparecido sem deixar rastros e com eles se fora também seu estandarte, a Águia da Nona Legião, que representava a união da Legião e o orgulho de Roma.

Após poucas semanas da chegada de Marcus ao seu posto de comando o forte é atacada e o rapaz consegue que o número de baixas seja o menor possível, mas ao salvar um grupo de soldados subalternos, é gravemente ferido e, não mais podendo comandar a Legião, se retira para a casa do tio paterno, que até então não conhecia.

A partir daí a história segue um rumo inesperado. Ao ir ao circo assistir os gladiadores, Marcus consegue poupar a vida de um gladiador bretão e acaba por comprá-lo para ser seu escravo pessoal. É também no circo que ele vê Cótia, a jovem sobrinha dos vizinhos de seu tio, pela primeira vez. Estas duas pessoas vêm a ser muito importantes para ele, ao longo do ano que se segue. O jovem escravo bretão e Marcus assumem um relacionamento fraternal e a moça da casa vizinha se torna uma grande amiga. Não posso esquecer de citar o filhote de lobo que Marcus ganha de Esca, o jovem bretão. Sinceramente, a descrição dos relacionamentos deles é muito tocante. Participamos do primeiro momento e seguimos acompanhando o grupo no amadurecimento de suas relações.

Preocupado com a perna do sobrinho, que nunca melhorava, o tio de Marcus chama um médico, que encontra farpas de madeira ainda no ferimento. Após uma cirurgia e a recuperação, embora ainda não ande direito, Marcus pode voltar a cavalgar e finalmente fica livre das dores terríveis que o acometiam diariamente. É passado um tempo depois da cura que Marcus se vê diante da possibilidade de partir em busca do estandarte da Nona Legião e finalmente descobrir o que aconteceu a seu pai.

Mais uma vez o livro segue novo rumo. Desta vez acompanhamos a expedição de Marcus e Esca (não mais um escravo) em busca da Águia. Ao contrário do filme, que mostra um Marcus imbecil, agressivo, impiedoso, temos um personagem sensível, preocupado em poupar vidas e muito inteligente, que consegue cumprir sua missão da forma mais pacifica possível. Não vou contar toda a história porque ficaria sem graça, então, estou dando apenas uns pitacos do que li. A Águia da Nona é um livro excelente e, pelo que descobri, faz parte de uma série. Gostaria muito que publicassem os demais livros por aqui :-)

Altamente recomendado!

Maratona de Banca - Abril


O domínio do sheik

Sharon Kendrick


SINOPSE:

Quando o bilionário Xavier de Maistre descobre que é o próximo a assumir o reinado de Kharastan, não parece ávido por seus direitos. Até conhecer a advogada inglesa Laura Cottingham, que confirma a notícia. Xavier decide que irá abraçar sua herança e ceder ao desejo de possuí-la. Mas Laura estará disposta a ser domada pelo príncipe do deserto?

MINHA OPINIÃO:

Bom, para começar vou usar de sinceridade: eu realmente detesto histórias com sheiks. Já havia lido algumas no passado e 99% delas me irritaram, assim como histórias com gregos. Geralmente os mocinhos são uns idiotas metidos, donos da verdade, estúpidos e por ai a fora vai indo. Para completar as mocinhas deste mesmo tipo de livros costumam ser imbecis ao quadrado.
Temos Laura, que tem a missão de levar Xavier até o pai (que até então não conhecia), se desejar se tornar independente financeiramente e livre de seu passado amoroso e Xavier, um milionário muito metido a besta, que veio do nada e se tornou o que é devido a sua beleza e esperteza. O pai de Xavier, um sheik, está muito doente e decidiu encontrar os filhos e escolher seu herdeiro entre eles. Esse é o ponto de partida da história. Não sei se só eu tenho esta sensação, mas estes romances contemporâneos parecem muito rápidos. Mal você começa a ler e as coisas já acontecem e quando acontecem não me transmitem veracidade alguma. Em poucas letras Xavier já foi grosseiro com ela, se achando a bolachinha mais deliciosa do pacote e ela já se sentiu atraída por ele de tal forma que nenhuma ofensa diminui sua atração. Da forma costumeira nenhum dos protagonistas consegue resistir aos seus impulsos sexuais, blá,blá,blá, se tornam amantes, blá,blá,blá ele finalmente percebe que a ama, blá,blá,blá. Eu realmente achei a história chata. Nada de interessante acontece, os protagonistas não me pegaram e por ai vai ;-)

Adorável Libertino




Coleção Sissi

Amores Eternos

Coral Hoyle


Ao deparar com Alexander Monk, depois de quatro anos sem vê-lo, o coração de Roxane disparou, emocionado. Como podia sentir-se tão pertubada diante daquele libertino irresponsável que matara seus sonhos de amor? Quando rompera o noivado com ele, jurara nunca mais amar. No entanto, Alexander também fizera um juramento: reconquistar o amor de Roxane, mesmo que para isso tivesse de enfrentar o ameaçador fantasma da Abadia: o Monge Branco.

A Farsante



Coleção Sissi

Amores Eternos

Jacqueline Diamond


Margareth Linley ficou gelada diante dos dois mineiros que gritaram: “É mentira! Você não é a nossa prima!”
Mas terrível foi enfrentar o olhar incrédulo e acusador do marquês de Brinwood, ao perguntar quem era ela, afinal! Aquele olhar que antes refletia tanto carinho não lhe saía do pensamento durante a triste volta a Londres. Meg não saberia viver sem o amor, agora que o encontrara, mas tinha a dolorosa certeza de que o altivo marquês jamais a perdoaria…

Ciranda de Intrigas



Coleção Sissi
Amores Eternos
Margaret Westhaven

O cavalheiro inclinou-se, tirando-a para dançar. Olhos verdes, audaciosos, fitavam-na pelas aberturas da máscara negra, O queixo forte, o sorriso cínico. Era ele, Lawrence! O coração de Theodora quase parou, Conteve o nome que lhe subia aos lábios; antes da meia-noite ninguém devia revelar sua identidade. O que esse homem belo, rico e poderoso pretendia? Teria a audácia de colocá-la no lugar de sua amante francesa? Theodora precisava desmascará-lo, por mais que o amasse e sofresse com isso…

O Segredo Escocês



Coleção Sissi

Amores Eternos

Jean Reece


De repente, a vida rósea de Elaine foi agitada pelos fantasmas de uma velha mansão e, pior, por um demônio de olhos negros! Lorde Valent despertava nela as emoções mais contraditórias, deste rebeldia, com suas atitutes inrresponsáveis e fúteis, até paixão, com seus gestos audaciosos e galantes. Quando descobriu que amava Lorde Valent, Elaine soube, realmente, o que era sofrer, pois aquele homem não podia amar!

Vanessa



Coleção Sissi
Amores Eternos
Clarice Peters

Chamada de feia e desajeitada pelo jovem visconde Peregren, Vanessa enfrentou-o e discutiu com ele durante um baile, no meio do salão, para horror e delícia da alta sociedade. Banida de Londres, ela foi embora apoiada no ódio que sentia pelo arrogante nobre de cabelos ruivos e olhos verdes. O que Vanessa não sabia é que tinha um encontro marcado com o amor, em Paris, depois de muitos desencontros...


AQUI!!!!

As Quatro Irmãs



Coleção Sissi

Amores Eternos

Judith Stafford


Sir Giles Russellm elegante, gentil, despertava no coração de Abigail anseios profundos que ela não queria reconhecer: tinha três irmãs mais novas para casar e se considerava uma “solteirona” sem esperança…
Só que Lady jeffrey estava decidida a arranar marido para as quatro lindas sobrinhas de qualquer maneira, e pôs a nobreza londrina em polvorosa com o bolo mágico, que uma cigana jurara ser um filtro de amor!

Um Marido Para Mary



Coleção Sissi
Amores Eternos
Margaret Westhaven

Aquele rosto moreno, os olhos negros, profundos, não saiam do pensamento de Mary Winter, nem mesmo quando ela cavalgava, livre, pelas planíces. E, de repende, viu-se casada com ele, o homem que encontrara uma só vez, dom Ramirez e Mondego! Mas, antes da noite de núpcias, ela não sabia em quem acreditar: em seu pai, que considerava Dom Ramirez um aventureiro, ou no marido que já a despertava para o amor!

Há Sempre um Amanhã



Coleção Sissi
Amores Eternos
Dixie Lee McKeone

O primeiro amor foi expulso da vida de Dorothea, quando ela viu-se obrigada a casar com um barão riquissimo e idoso. Esse casamento de coviniência sepultou seus doces sonhos de menina-moça e ela os considerou mortos pra sempre. Mas quando Dorothea reencontrou o visconde de Tolver no elegantes salões de Londres, descobriu que ainda o amava com loucura, que ainda conseguia sonhar e lutar por seu amor.

Amar é viver




Coleção Sissi

Amores Eternos

Patrícia Wynn B. Ricks


O pequeno mundo de Sophie não tinha cor, emoção, nem vida. Foi com indiferença que ela chegou a Londres para ser apresentada à sociedade e arranjar um marido. Mas despertou, maravilhada, quando sir Tony lhe revelou um mundo onde havia amor, sonho e poesia, num encantamento que a fez vibrar de emoção. No entanto, aquele não era o marido que o pai queria para ela e devia ser afastado a qualquer preço!

Retrato de um casamento


Coleção Sissi

Amores Eternos

Sydney Ann Clary


Por um instante, Catherine sentiu medo: sabia que no luxuoso salão toda a nobreza aguardava, ansiosa. Queriam conhecer a jovem órfã que se casara com o orgulhoso conde Marcus, repelido pela noiva ao voltar do front deformado por um ferimento de guerra. Mas essa provação era nada diante da determinação de Catherine para enfrentar qualquer humilhação e ir até o fim naquele casamento em que só ela sabia amar.

Pecador - Charlotte Featherstone.

Ele deve encontrar a redenção no mais improvável dormitório...
Na Inglaterra Vitoriana, depravações de todos os tipos podem ser compradas e Matthew, o Conde de Wallingford, certifica-se de beneficiar-se de cada prazer possível. Entediado e cansado, ele é tão famoso por sua frieza, quanto por seus relacionamentos imorais com belas mulheres.
Enquanto esses numerosos flertes preenchem as necessidades físicas de Matthew, eles secretamente o deixam embotado e emocionalmente vazio. Até uma noite, quando se vê espancado, com os olhos enfaixados e aos cuidados de uma enfermeira com uma voz de anjo – e um toque gentil que acalma a escuridão dentro dele e o faz ansiar por mais.
E Jane Rankin é uma humilde enfermeira, considerada tímida e sem atractivos pela maioria. Não há lugar para ela entre os lordes e ladies da aristocracia – apesar do crescente desejo de Matthew pelo fogo que queima por debaixo da fachada séria. E então há o segredo de Matthew. Um segredo tão humilhante e escandaloso que poderia destruir a todos os quem ama. Um pecado, ele teme, que nem mesmo o amor de uma boa mulher poderá apagar…

MINHA OPINIÃO:

Fiquei curiosa em relação a este livro após ter lido uma critica favorável sobre ele. Segredos terríveis do passado de algum protagonista sempre despertam minha curiosidade. Este foi o único motivo que me levou a ler toda a história, já que Pecador não é o tipo de livro que me atrai se quer remotamente. Bem, vamos a história em si e aos personagens principais:
Mattew tem um segredo "terrível" que transformou sua vida. Ele passa os dias e noites sem distinção se entregando aos prazeres da carne, cometendo todos os pecados possíveis de se imaginar, sem preocupações com o futuro e sem esperanças. Não existe ninguém no mundo que Mattew ame além de sua irmã mais nova, uma garota de 17 anos um pouco "simples" (como ele mesmo define a deficiência da moça).
Nobre, rico e inútil, seria assim que eu o definiria. O cara parece estar constantemente no cio. Mesmo odiando a mulher com quem se deita, ele fica todo a postos e manda ver, afinal "é a unica coisa que ele sabe fazer". Lendo a história você chega realmente a esta conclusão. Mattew não tem cérebro! É um animal no cio que está sempre disposto a pegar todas as fêmeas que passarem por perto. Numa de suas aventuras em bordeis ele é atacado e ferido e vai parar em um hospital, onde é tratado pela doce enfermeira Jane.
A doce e " timida" Jane mal o vê e já começa a desejar-lhe o corpo e em questão de um dia já tem uma cena que beira a pornografia com ele. Alias, as cenas de sexo podem ser caracterizadas de Hot, mas eu achei que elas beiram perigosamente o limite entre Hot e pornografia explicita. Claro que a descrição da forma que foi feita serve para salientar a forma de vida do protagonista, mas acaba ficando chato. Eu não gosto de livros com pouco desenvolvimento de história e muitas,muitas,muitas (quase infinitas) cenas de sexo.
Voltando a Jane, a moça tem 27 anos, se manteve virgem, independente, etc, mas decide se entregar pro cara mais pervertido de Londres depois de passar dois dias cuidando dele (aproximadamente). Ela era filha bastarda de um nobre e de uma prostituta e mesmo sabendo o que a aguardava colocou toda a racionalidade de lado por um homem que conhecia a pouquíssimo tempo.
Mais cenas hot e ela vai encontra-lo a luz do dia, sem usar um véu (como ela usou no primeiro encontro) e com ele sem usar as bandagens (como estava no hospital). O que acontece? Ele não a reconhece e ainda por cima desdenha dela porque ela não é bonita. Este mesmo homem que tinha dito que estava louco por ela, etc...sei...ele se quer reconhece a voz dela, o cheiro, nada! Mesmo tendo citado o perfume que ela havia usado quando ele estava de bandagens, ele não reconhece o perfume. IDIOTA!!!!
A moça finge ser outra pessoa e dá o fora nele. Ele a ofende ainda mais oferecendo dinheiro para saber onde encontrar "sua Jane". Claro que mais tarde o cérebro dele volta a funcionar e ele a reconhece, durante as festividades do casamento de seu melhor amigo com a melhor amiga de Jane, mas, logo os neurônios se apagam novamente, pois ele a acusa de ter se divertido as suas custas. Claro que ele não lembra das palavras que disse a ela e tudo o mais. Pobre Mattew, sempre a vitima.
A esta altura eu estava muito, muito cheia dele. Jane de tímida não tinha nada; uma língua rápida, esperta e tudo o mais e que perdia a inteligência só no que dizia respeito a ele porque, aparentemente, ela também estava começando a entrar no processo de perder toda a capacidade de resistir aos avanços físicos dele. A sensação que me deu foi a de que atração física deixa as pessoas irracionais além da estupidez mais profunda e que qualquer outra espécie de sentimento não tem importancia.
Muita água rola debaixo desta ponte... na verdade, muitas cenas de sexo leve, pesado... ficamos sabendo do grande segredo de Mattew ...

SPOILLER

...e é decepcionante. Pelo menos foi para mim. Piorou ainda mais a imagem que eu tinha dele. vejamos, Mattew era um pecador que cometia as piores atrocidades porque a segunda mulher de seu pai, de 22 anos, tinha feito sexo oral nele quando ele tinha 15 anos (façamos de conta que aos 15 anos naquela época o rapaz ainda fosse virgem) e depois os dois haviam se tornado amantes. Um rapaz de 15 anos ainda não é adulto mas sabe o que é certo e errado e foi decisão dele se tornar amante da madrasta. Para completar a mãe dele, anos atrás, tinha morrido ao tentar fugir com o amante e o professor de latim o espancava e torturava. Depois disso tudo a madrasta-amante ficou grávida, ou seja, ele era pai da irmã mais jovem. A madrasta malvada, com ciúmes do amor que ele sentia pela filha-irmã, tentou afogar a criança quando esta tinha 2 anos e a menina ficou "lerda".
Tudo isto aconteceu e Mattew não tentou livrar sua filha daquela família horrível, que esperava com ansiedade que a menina morresse logo, ele não fez nada quando a madrasta-amante tentou matar a criança, ele ficava excitado na presença da mulher que tinha tentado matar sua filha e blá,blá,blá. Por tanto trauma eu pensei que a mãe dele é que tinha sido a autora dos abusos, não a madrasta. Como resultado disto tudo, o que ele fez foi ter uma vida dissoluta e ser um inútil metido a frio e indiferente enquanto que era um idiota. Não suporto pessoas que se fazem vítimas do destino e este... minha nossa, ele se superou.
Para completar, quando finalmente superou a maior parte de seus traumas, é "obrigado" a casar com outra e deixar Jane. Mais uma vez ele não fez nada, ele não lutou ele só se entregou. *suspiro*. Claro, temos o final "feliz". Uma Jane que se torna amante oficial dele, morando juntos como uma família feliz com a filha mais velha dele e o bêbe que a esposa lhe deu antes de sair pelo mundo. O epílogo que não saiu com o livro tenta dar uma remendada nisto, mas para mim ficou a sensação de que Jane foi escape de Mattew a história toda. Usada, descartada, retomada e assim por diante, até ter uma filha e estar oficialmente casada com ele. Sinceramente, eu detestei este livro. Era para ser algo tocante, traumatizante, profundo e para mim ficou superficial na parte da história e cheia de requintes nas cenas de sexo, que, como eu já disse, são em profusão. Nada contra cenas de sexo quando elas se encaixam na história, é obvio, mas quando o livro basicamente gira em torno disso, com um protagonista que pegaria uma moita, eu dispenso. Claro, esta é a minha opinião e eu sou o tipo de pessoa que prefere um romance ao estilo Jane Austen e que tem Jane Eyre na lista de livros favoritos. Um romance com suspense, reviravoltas, tensão etc... :-)

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon