Novos Titãs - Teen Titans
DC
Esta é a primeira série de quadrinhos que eu comecei a ler religiosamente e a colecionar com verdadeira dedicação. Não peguei a série desde sua origem; o grupo e a revista mudaram de nome algumas vezes e a "temporada" que tenho completa é a Novos Titãs (1983), mas vou falar um pouco deste grupo fabuloso desde o seu inicio.
TURMA TITÃ - 1964
Quando surgiram pela primeira vez em The Brave and the Bold 54 (1964), o grupo era composto apenas pelos heróis mirins: Robin (parceiro do Batman), Kid Flash (parceiro do Flash) e Aqualad (parceiro do Aquaman). Em The Brave and the Bold 60 o grupo apresentou um novo membro: Moça-Maravilha e passou a ser conhecido como Turma Titã. Após uma última aparição em Showcase 59, a Turma Titã recebeu sua própria revista: Teen Titans 1 (1966).
Nesta época os Titãs ajudavam outros jovens ao redor do mundo em casos simples, com vilões humanos, geralmente ladrões em larga escala. Em Teen Titans 4, Ricardito (parceiro do Arqueiro Verde), também ingressou na equipe. Ao longo do tempo mais membros passaram a fazer parte da equipe; alguns criados especificamente para ela, outros personagens já existentes, mas apenas os que citei até agora são considerados os Titãs fundadores.
Com o ingresso de novos integrantes e a evolução da revista o grupo recebeu um quartel general (O Covil dos Titãs) e passou a enfrentar vilões mais ameaçadores, até que se separaram e a Turma Titã chegou ao fim.
TITÃS DA COSTA OESTE - 1970
Os Titãs da Costa Oeste foram recrutados por Lilith (ex-membro da Turma Titã) para combater um misterioso e perigoso inimigo. Os integrantes deste grupo eram: Rapina, Columba, Lilith, Águia Dourada, Labareda e Rapaz-Fera (alguns deles ex-integrantes dos Titãs originais). Por um tempo os Titãs originais restantes se uniram a eles, mas assim que o problema foi solucionado estes se dispersaram novamente e o grupo chegou ao fim.
Eu li apenas algumas histórias deste período.
A DC apresentou ao público um novo grupo de Titãs: Robin, Moça-Maravilha, Kid-Flash (originais), Mutano (antigo Rapaz-Fera), Cyborg, Estelar e Ravena (minha favorita). Foi Ravena quem reuniu os Titãs a fim de enfrentar seu demoníaco pai, Trigon. Após a derrota de Trigon o grupo permaneceu unido, dando origem aos Novos Titãs.
Nesta série a profundidade das tramas se intensificou; as motivações dos vilões eram frequentemente complexas, os arcos de histórias tinham roteiros muito bons e a arte era excelente. É nesta época que tivemos algumas das tramas mais complexas, como a que envolvia Terra, integrante dos Titãs que trabalhava para o Exterminador a fim de acabar com os integrantes do grupo. Ao longo das histórias Dick Grayson deixa de ser o Robin e se torna Asa Noturna, Wally West sai dos Titãs deixando de ser Kid-Flash para se tornar o Flash, sendo substituído por Jericó (Joseph Willson, filho do Exterminador. Eu amava o Joseph).
Está série eu tenho completa.
TROPA TITÃ
Tropa Titã é outra série derivada dos Titãs. A série foi publicada de 1991 a 1994 em 24 edições e 2 anuais. Vários pequenos grupos de Tropas Titãs do futuro, funcionam como uma célula terrorista na luta contra o ditador mundial, Lord Chaos, o filho de Donna Troy e Terry Long. Enviados dez anos no passado, sua missão é matar a Moça-Maravilha e prevenir seu nascimento. Killowat, Asa Vermelha, Dagon, Prestor Jon e Batalhão foram todos apagados da existência durante a história de 1994, Zero Hora, e a série foi cancelada. Miragem, Terra e Asa Mortal sobrevivem; está estabelecido que eles são da linha temporal atual. Miragem e Terra entram para a equipe principal e Asa Mortal é dominado por um espectro maligno de Ravena e vira-se contra os Titãs.
Esta sequência foi publicada no Brasil no título Novos Titãs, então, ela é parte integrante da anterior, como se fossem a mesma série. Isso significa que eu a tenho completinha.
Uma nova série Turma Titã começou depois de um ano, em 1996. Eléktron liderou o novo time, com Arsenal tornando-se mentor até o cancelamento da revista em 1998, já que a série tornou-se impopular com os leitores devido ao uso de novos personagens que não tinham ligação com encarnações anteriores da equipe. Os novos personagens foram criados devido a uma decisão editorial prevenindo o uso de Donna Troy, Asa Noturna e Ravena na revista.
O time foi revivido em uma série de 3 edições, Titãs/LJA, apresentando praticamente todos os personagens que já foram Titãs e mostrando o retorno de Cyborg. Esta série limitada culminou em Os Titãs em 1999. Esta encarnação da equipe consistiu de um mix da formação original: Asa Noturna (Robin), Tróia (Moça-Maravilha), Arsenal, Tempest e Flash (Wally West) junto com Estelar, Cyborg e Mutano, de New Teen Titans, mais Detonador, da série New Titans (1984) e Argenta, de Teen Titans (1996) e um novo membro chamado Jesse Quick. Esta versão durou até 2002.
Entre o fim de Teen Titans e o começo de The Titans, uma nova geração de jovens heróis (Superboy, Robin, Impulso, Moça-Maravilha, Segredo e Flechete), formaram a equipe Justiça Jovem. Ambos os grupos tiveram fim na série de três edições Titãs/Justiça Jovem: Dia de Formatura, que deu origem a um novo grupo Novos Titãs.
TITÃS L.A.
Gar Logan (Rapaz-Fera / Mutano) reorganizou a equipe e os Titãs da Costa Oeste foram rebatizados como Titãs L.A. com os seguintes membros: Mutano, Labareda, Arauto, Abelha, Terra, Hero Cruz, Capitão Marvel Jr. e Bushido. Mas o grupo teve vida curta. Logan achava que nenhum deles realmente se dedicaria à equipe, então, os Titãs de Los Angeles se separaram antes mesmo de iniciarem a equipe.
Nesta série Lilith e Tróia são mortas, o que causa um grande choque, especialmente por terem sido as primeiras mulheres do grupo. Asa Noturna decreta o fim dos Titãs e mais uma vez o grupo chega ao fim.
TURMA TITAN III
Enquanto isso, os membros da Justiça Jovem, especialmente a Moça-Maravilha, sentem-se responsáveis pelas mortes trágicas. Isso leva a Moça-Maravilha, Robin, Impulso e Superboy a formarem um novo grupo de Novos Titãs sob a orientação de Fogo da Noite, Homem Dragão e Devil Noob. Agora, os Novos Titãs são heróis de fim-de-semana. Eles apenas se reúnem para combater o crime quando não estão ocupados na escola ou fazendo seus trabalhos de casa. Esta formação sofreu algumas metamorfoses desde que iniciou. Koriander foi a primeira a abandonar a equipe, Cyborg ficou em estado de coma, Ricardita abandonou a equipe, Conner Kentt faleceu e Bart Allen abandonou a equipe e se tornou o novo Flash.
Após Crise Infinita, todos os títulos da DC comics avançaram um ano na cronologia. Robin ficou um ano afastado, Cyborg passou um ano em coma, Garfield abandonou a equipe e Ravena está desaparecida.
Nesse ano perdido, é sabido que vários jovens heróis, novos e antigos, ingressaram os Titãs, mas todas formações duraram pouco tempo. Agora com dois novos membros, Fogo da Noite e Kid Demônio, a equipe se depara com uma busca por um traidor dentre os vários heróis que passaram pelo grupo durante o ano pós-crise. Após esse evento, Jericó retorna a equipe, que passou a ter uma nova formação: Robin (Tim Drake), Moça-Maravilha (Cassy Sandsmark), Cyborg, Kid Demônio, Devastadora, e os novos integrantes Miss Marte e Ravena. Depois de enfrentar os Titãs da Costa Leste, abandonaram a equipe: Ravena, Cyborg e Jericó.
Eu confesso que é tão confuso esse vai e vem que só entendi até o final da série que eu coleciono, publicado no Brasil em formatinho como Os Novos Titãs.
RESUMÃO DA MINHA COLEÇÃO:
Através da estranha chegada de Ravena às casas de Robin, Kid Flash e Moça-Maravilha, o grupo se reuniu novamente. Ela convocou o grupo para conter o ataque dos Gordanianos, que estavam tentando capturar Koriander, a princesa de Tamaran. Também se juntaram ao grupo: Victor Stone, o Cyborg e Mutano. Assim, o grupo decidiu permanecer unido como os Novos Titãs.
Após algumas missões, ficou claro que a intenção de Ravena, ao reunir o grupo, era de deter seu pai, o demônio Trigon. Mesmo depois da derrota do demônio, o grupo permaneceu unido por longo tempo.
Os Novos Titãs enfrentaram diversos adversários como a C.O.L.M.É.I.A., Devastador, Exterminador, Quinteto Mortal, Irmandade Negra, Irmão Sangue e Komander, a irmã de Estelar. Durante o percurso do grupo uma amiga os traiu se associando com o Exterminador. Era a integrante do grupo, Terra.
Alguns heróis remanescentes da Turma Titã atuaram como aliados. Foi o caso de Aqualad, Tula e Lilith. Novos heróis como Quartzo, Jericó e o misterioso homem alado, Azrael. Esta formação acompanhou as tragédias decorrentes das Crises nas Infinitas Terras. Neste período, Tula, Columba e Quartzo morrem; Wally West assumiu o manto de seu mentor, o Flash; Estelar foi forçada a retornar a Tamaran para um casamento forjado, Moça-Maravilha tentou manter o grupo unido, mas sem sucesso e Asa Noturna saiu à procura de Ravena, que estava cativa de Irmão Sangue.
Em seguida, Estelar retornou à Terra e se juntou novamente ao grupo e houve a admissão de Danny Chase como membro do grupo, durante o momento em que lutaram contra Godiva. Nesta época, também houve a descoberta de toda a verdade sobre o passado de Donna Troy em Nova Cronos. Após a volta dos heróis para à Terra, a Sociedade Gnu passou a capturar todos os possíveis integrantes do grupo para que servissem de cobaias em um experimento genético.
Descobriu-se mais tarde que os Gnus estavam sendo liderados por Jericó, um Titã, que fora possuído pelas almas corrompidas de Azurath. Neste evento, Águia Dourada foi morto, Aqualad foi gravemente ferido e, ao fim da crise, Jericó pediu a Slade (seu pai, o Exterminador) que o matasse a fim de terminar com a destruição. Em seguida, Arella (mãe de Ravena) se uniu a Danny Chase para juntos impedirem a loucura de Ravena. Assim, os três acabaram mortos no processo e novos integrantes surgiram: Estrela Vermelha, Pantha e Bebê Gnu.
Logo, um grupo de heróis do futuro viajou dez anos no passado para impedir que Donna Troy desse à luz a Robert Long, que se tornaria Lorde Caos, um terrível tirano da época futura. Após vários ocorridos, Lorde Caos foi detido sem que Donna morresse. Os heróis passaram a viver na fazenda de Donna, em Nova Jérsei.
Tempos depois, Arsenal passou a liderar o grupo, após Asa Noturna não concordar com o envolvimento do governo com o grupo. Faziam parte neste período: Arsenal, Lanterna Verde, Darkstar (Donna Troy), Minion, Terra II, Miragem, Impulso, Supergirl, Detonador e Rose Wilson.
AQUI, MINHA PERSONAGEM FAVORITA DOS TITÃS: RAVENA