Não Toque no Gato

Touch not the Cat.


Mary Stewart.


RESENHA:


"Os Ashleys eram sobreviventes. Possuíam um talento extraordinário para manterem apenas as qualidades que desejavam e se adaptarem sem qualquer esforço ao lado vencedor. Através da longa história da família tinham aprendido a se curvar na direção do vento... e a permanecer em Ashley Court. Podiam também ser perigosos. Não Toque no Gato era a divisa deles. O gato tinha garras e dentes afiados.

Bryony Ashley, trabalhando no exterior, é chamada com urgência e volta para casa após quase um ano de ausência. As circunstâncias eram trágicas. O pai, Jonathan Ashley, havia morrido, atropelado numa estrada deserta da Bavária. Ashley Court, a velha mansão cercada por um fosso, jardins em ruínas e sua carga de dívidas, iria tornar-se responsabilidade do primo Emory, que nascera meia hora antes de James, gêmeo idêntico. Os gêmeos, juntamente com o irmão mais moço, Francis, certamente procurariam manter Ashley Court, que não podia ser vendida por causa de uma disposição testamentáia feita por um ancestral. Ashley Court não era mais o lar de Bryony nem problema dela. Mas...

Os Ashleys possuíam outro “dom”, que de vez em quando surgia na família. Um ancestral casara-se com uma cigana que era telepata e fora queimada em praça pública como feiticeira. Bryony herdou esse dom, 300 anos depois, e veio a descobrir que ele era uma faca de dois gumes. Ela sabia que um dos gêmeos também possuia o dom. Desde crianças os dois se comunicavam telepaticamente e o relacionamento fora evoluindo até transformar-se em amor e entrega total, em todos os sentidos, menos um: fisicamente. Bryony não tinha, porém, a menor idéia de qual dos primos era seu amor. E ele se recusava a revelar-se. Ela voltou para Ashley Court decidida a descobri-lo e também a desvendar o mistério da mensagem confusa que lhe deixara o pai agonizante. Perigo para Bryony, dissera ele, e com a mensagem viera também a advertência de que um dos primos podia estar envolvido na morte do seu pai. Poderia esse perigo ser o verdadeiro primo a quem Bryony amava? Será que o vínculo entre os dois, ao longo de muitos anos, de amizade e amor, poderia transformar-se numa ligação de medo? Se o homem a quem estava tão estreitamente ligada fosse o assassino, qual era o dever dela... e qual seria o seu destino? Mas Bryony era uma Ashley e tomou a decisão de identificar de qualquer maneira seu amor secreto, enfrentando a situação da melhor maneira possível."

Quando Bryony chega a sua antiga casa, pretendendo desvendar estas tramas (além de empacotar certas coisas que lhe pertencem, antes do herdeiro assumir a propriedade), ela consegue ajuda de seu amigo de infância, Rob Granger, uma das poucas pessoas que consegue distinguir quem é Emery e quem é James. Os dois investigam a morte do pai da moça e também quem poderia ser o primo com quem ela mantinha seu relacionamento de anos.  
DISCO LIVROS SEBO 


COMENTÁRIO:


Eu sou uma apaixonada confessa pelos livros de Mary Stewart. Ela tinha o dom de fazer diálogos interessantes e de criar personagens envolventes. Além disso, até o ato de beber água mineral era descrito com classe por ela :-)
Pois bem, este foi um dos primeiros livros de Mary Stewart que li e um dos raros que envolve algo meio que sobrenatural (a comunicação telepática entre ela e seu amado). Claro que temos o costumeiro mistério...na verdade, mais de um; nossa mocinha precisa descobrir se a morte de seu pai foi mesmo um acidente, qual de seus primos é aquele por quem está apaixonada e com quem conversa em sua mente a anos, quem está roubando coisas da casa (como pinturas e livros), se isto tem ligação com a morte de seu pai caso tenha sido um crime e, para incrementar tudo isso, uma história a parte, de um antepassado de Bryony, que acaba se mostrando mais do que relevante para a solução de boa parte das tramas.
Devo confessar que Mary Stewart caprichou no climax e nos presenteia com uma sequencia final de tirar o fôlego. Não posso esquecer também de citar o fantástico labirinto com a imitação de templo em seu centro onde o antepassado de nossa mocinha encontrava sua amante. Eu recomendo este livro totalmente.


AQUI
você encontra o e-book e mais dados sobre o livro.


Este é o meu exemplar. De uma forma estranha a capa me agradou. 

Não acho que tenha muito a ver com a história, mas é uma capa interessante.

Não entendi a desta capa. Um gato entrando em uma espécie de tunel... estranho.

Na minha opinião, a capa que mais tem a ver com a história.

Once Upon a Time

Aguardando ansiosamente a segunda temporada. The Magic is coming... :-D
Morrendo de saudades do Sr. Gold/Rumpels e seus tratos e curiosa para saber o que o Chapeleiro Louco vai fazer.

Para quem quiser saber sobre a série!





Terra de Amor e Ódio

Essie Summers.


SINOPSE:


Horas e horas de vôo, milhares de quilômetros, e lá estava Cris naquela terra longínqua, desconhecida: Nova Zelândia. Um panorama fantástico. Montanhas gigantescas, lagos, florestas, vales profundos, planícies a perder de vista e... um homem! Conrad Josefsen — fazendeiro e escritor, gentil e rude, sensual e misterioso. Cris estava amedrontada diante daquele mundo exótico, daquele homem hostil. Mas logo percebeu que aquele era o lugar onde gostaria de ficar para sempre. E também que Conrad era a razão de sua vida! Por que Conrad a desprezava tanto? Cris tinha que conquistar sua confiança, seu amor, do contrário , desabafaria o inferno.


AQUI!!!!

Padecer no paraíso

Essie Summers.


SINOPSE:


Lagos de águas cristalinas, montanhas nevadas, flores por toda parte: um verdadeiro paraíso terrestre! Ali vivia Jane, na longínqua Nova Zelândia, onde a grandiosidade da natureza era fonte de inspiração para as suas pinturas. Nem tudo, porém, era felicidade. Uma dúvida cruel entristecia o coração de Jane. Por que seu vizinho, o atraente fazendeiro Broderic Adair, era tão desconfiado e estranho com ela? Aquele homem era um mistério; ora a tratava com carinho, ora a desprezava. Beijos e indiferença, carícias e ofensas... Uma situação insustentável que estava levando Jane ao desespero. Por que Broderic a fazia sofrer tanto assim?


AQUI!!!!

Marcados Pelo Destino

Essie Summers.


SINOPSE:


Para fugir de um amor impossível, Jocelyn abandonou sua cidade, sua casa, seus pais. E, por uma armadilha do destino, acabou aceitando o emprego de governanta no solar dos Donnaldsay. Lá, uma senhora paralítica, duas crianças órfãs e seu tio Magnus, um homem solteiro com um passado pouco recomendável, tentavam reconstruir um lar. Não era fácil para Jocelyn enfrentar os comentários maldosos, nem convencer seu pai de que os boatos sobre o passado de Magnus eram mentirosos e de que ela não corria perigo. Porque o perigo existia. Quando menos esperava, Jocelyn se viu apaixonada. Poderia resistir aos beijos ardentes mas "sem compromisso"de Magnus?


AQUI!!!!

Livre Para Amar

Essie Summers.


SINOPSE:


Valancy ficou contemplando a imensidão do mar, os cabelos soltos balançando na brisa marinha. Alheia a tudo o que se passava, não notou a forma encantada como Godfrey a observava, aproximando-se dela para beijá-la terna e apaixonadamente. Ela aceitou aquela carícia capaz  de despertar-lhe as emoções mais conflitantes. Ninguém mais a beijara assim, desde o rompimento com Justin... Queria abandonar-se completamente ao contato daquele corpo sensual e experiente, e por outro lado, não deveria se deixar envolver por um homem ainda apaixonado pela antiga noiva. Enquanto tudo isso lhe passava pela cabeça, percebeu que Godfrey puxava-a mais para perto, colando o corpo ao dela com carícias cada vez mais ousadas e tentadoras...


AQUI!!!!

Flores de Verão

Essie Summers.


SINOPSE:


As ondas batiam suavemente sobre a areia da praia, deixando um rastro prateado quando se recolhiam para o mar. Um mar infinitamente azul, que banhava a costa da Nova Zelândia, paraíso encantado dos turistas  e dos amantes. Ali, em meio a uma vegetação selvagem e exótica, Camilla Hallows e Jonathan Lemaire tentavam reviver uma velha história de amor. Há cinco anos eles tinham sido noivos e se separaram; agora, queriam recuperar o tempo perdido. Mas a chegada inesperada de Dilys, mulher sofisticada e voluntariosa, poderia pôr tudo a perder. Dilys estava disposta a conquistar Jonathan a qualquer preço. E ela não hesitaria em usar de todas as artimanhas para tirar Camilla do seu caminho!


AQUI!!!!

Mágica Fantasia

Emma Darcy.


SINOPSE:


O beijo foi diferente, como até então Maggie não conhecia. Parecia tomar conta de seu corpo inteiro, criando uma urgência de abraçar Ian, sorver a doçura de seus lábios, perder-se junto com ele numa fantasia mágica e irreal. Mas Ian se afastou de repente, deixando-a tonta e desorientada. “Isso é loucura, Maggie!”', ele falou com raiva. “Não amo você, entendeu? Amo Patrícia e vou me casar com ela!”

Aquelas palavras tinham um tom definitivo e Maggie teve que assumir a dor da rejeição. Seu coração queria estourar de angústia, quando o viu sair, batendo a porta com violência. Agora ela sabia o que significava descer do paraíso ao inferno em questão de minutos. Só lhe restava amargar o vazio da desilusão.



AQUI!!!!

Uma Noite é Pouco

Emma Darcy.


SINOPSE:


Cristina Sales quer dizer sim a seu patrão, aos convites para jantar que escondem uma promessa de sensualidade.um envolvimento íntimo com ele seria perigoso,mas uma noite apenas não valeria a pena arriscar? Jared King estava disposto a usar de todas as armas para ter Cristina.Como sua legendária família que havia vencido as agruras do deserto australiano,ele não era homem de desistir do que queria.Para ele, uma noite era pouco…


AQUI!!!!!

Vidas Marcadas

Emma Darcy.


SINOPSE:


Quem seria aquela garota frágil que invadia intempestivamente seu apartamento, jurando conhecê-lo? Mike a observava perplexo, fascinado. Ouvia pacientemente as acusações, os gritos, os protestos desesperados, achando tudo muito absurdo; como também era absurdo ver um olhar zangado naquele rostinho meigo que inexplicavelmente o atraía tanto. Mike esperava que tudo não passasse de um mal-entendido, quem sabe até um bom pretexto para um romance. Jamais poderia imaginar que esse incidente fosse o início de uma tragédia terrível que iria marcá-los para sempre!


AQUI!!!!

Rio do Desejo

Abra Taylor.


Super Bianca.


SINOPSE:


Presa à memória do noivo, falecido em trágicas circunstâncias, Helen não suportava
mais a idéia de viver ao lado de homem nenhum. Mas quando foi para a
Amazônia, fazer um filme sobre as tribos indígenas,
sentiu um choque, ao conhecer o diretor do hospital da selva. O dr. Luis Quental, com seu fascínio latino, cínico, belo, prepotente,
subjugou-a com um só olhar. E, desde esse instante, Helen tornou-se escava daquele homem, querendo só viver para ele, esquecendo o mundo sofisticado de onde viera, pronta para morrer de amor e desejo nos braços do deus da floresta!




Gritos no Silêncio

Margaret Hudson Koehler.


Super Sabrina.


SINOPSE:


Ele marcou seu corpo com seu toque ...
Midge foi instantaneamente, Atraida por, Brian Vandervelt. Ele era um enigma que ela de alguma forma tinha que resolver. Logo, porém, Midge encontrou-se mais intrigada com o editor do jornal jovem e bonito.
Num impulso, ela comprometeu-se a um período de três meses de trabalho com Brian onde passou a amá-lo. Impulsionado por seus demônios, Brian parecia decidido a rejeitar Midge. Mas ainda assim ela procurou desesperadamente por uma fenda no muro que ele construiu em torno de si. Seu beijo, seu abraço, ela tinha recém acordado, e viver sem ele seria tormento.



AQUI!!!!

Tentação Perigosa

Christine hella Cott.

Super Julia.

SINOPSE: Sem sinopse, infelizmente.

AQUI!!!!

Sonhos de Mulher

Betty Neels.

SINOPSE: Sem sinopse, infelizmente.

AQUI!!!!


Pedido

Pessoal, eu adoro postar e-books e resenhas e tudo o mais que for possível sobre livros e filmes baseados em livros, etc, mas às vezes fico com a impressão de que estou postando apenas para mim. Vamos interagir um pouco, que tal? Assim fico sabendo se vocês estão gostando do que eu posto, se não estão gostando, se tem interesse por alguma resenha em especial, algum livro favorito... :-)
Eu vou continuar postando, mas interagir com quem lê o blog vai ser muito bom.


Fantasmas

Phantoms.


Dean Koontz.


SINOPSE:


Desde sua chegada a Snowfield, pequena e pacata estação de inverno, Jenny e sua jovem irmã Lisa sentiram uma impressão de calma estranha, sobrenatural.
O primeiro cadáver que descobrem na casa é o de Hilda, a caseira.
Os olhos arregalados de terror, a boca paralisada num grito, a carne negra e empolada.
A casa vizinha está deserta, o jantar ainda quente na mesa, o estéreo toca uma sinfonia de Beethoven...
Aterrorizadas, as duas jovens correm à padaria em busca de auxílio: sobre o balcão, duas mãos seguram pelas pontas um rolo de pastel. Duas mãos humanas, decepadas.
Um calafrio percorre a espinha de Jenny e de Lisa.
Oculto pelas trevas, alguém ou alguma coisa as espia. 





COMENTÁRIOS:



Temos um pequeno e intrigante prólogo com o Delegado da cidade. Se você ler vai entender o que quero dizer com isso. Em seguida a história começa com a Doutora Jennifer Paige viajando com sua irmã mais jovem de 14 anos, Lisa, para a pequena cidade de Snowfield, onde morava e trabalhava já a alguns anos. 
A mãe de ambas havia morrido e Lisa estava indo morar com a irmã, mas, quando ambas chegam a Snowfield, encontram a cidade absolutamente silenciosa, como se todas as pessoas estivessem dentro de suas casas, o que parecia estranho num bonito e alegre domingo. Simples assim. Logo de cara você mergulha com as irmãs neste mistério. Lisa não vê nada de estranho, afinal, ela nunca fora a Snowfield, mas Jenny sim, sente algo de estranho no ar, embora não perceba de imediato. 
Ao entrarem na casa da médica Lisa não demora a encontrar o corpo da empregada da irmã. A cena é descrita em detalhes e é bem fácil visualizar a pobre mulher caída no chão com o corpo inchado a ponto das roupas ficarem apertadas e a pele toda arroxeada como se tivesse sido espancada.
As irmãs tentam usar o telefone, mas não há linha, então elas vão a delegacia e não encontram ninguém. Lá só há uma revista sobre mistérios científicos (detalhe muito interessante quando você chega a certo ponto do livro) aberta sobre a mesa do delegado e cartuchos de bala no chão, além da arma.
A partir daí acompanhamos as irmãs Paige numa apavorada investigação pela cidade, tentando criar teorias para o que aconteceu enquanto esperam pela ajuda que pediram pelo telefone (que miraculosamente começa a dar sinal de linha após fazer alguns sons de congelar a espinha).
O Delegado da cidade vizinha vai com um grupo de auxiliares e as investigações continuam, assim como mais mortes, sons bizarros, teorias que parecem não dar em nada e a mariposa mais assustadora que alguém já viu, capaz de dissolver o rosto de um homem.
Como consequência disto Snowfield é posta em isolamento e de repente o exercito e uma equipe de cientistas se une ao grupo, na esperança de descobrir o que aconteceu. Você sabe que a maior parte daquelas pessoas vai morrer e isso realmente acontecer e de formas cada vez mais assustadoras.
O que quer que esteja por detrás do mistério tem um senso de humor maldoso e se diverte com eles, a certa altura entrando em contato através dos telefones, fazendo uso de vozes de crianças, adultos, sons de animais.
Aparentemente um escritor chamado Timothy Flyte pode esclarecer um pouco este mistério. Como o livro pula de narrador, somos apresentados ao homem enquanto ele janta com um editor falando sobre um livro escrito por ele alguns anos atrás e chamado O Inimigo Antigo. Esta parte é muito interessante, pois Koontz faz uso de acontecimentos reais para dar base a teoria do personagem (talvez alguns de vocês já tenham ouvido falar sobre o povoado Roanoke, de colonizadores ingleses que desapareceu por completo, deixando gravado em uma arvore a palavra Croatoan - fãs de Stephen King e Supernatural vão reconhecer a história).
Pois bem, a criatura, quando se revela, é assustadora. Ela nunca se mostra por completo, mas a grandiosidade e poder...minha nossa, eu não via a menor escapatória para aqueles que sobreviviam.
O livro é fantástico e, dos livros que li deste autor até o momento é meu favorito. O que dizer das cenas em que o som de uma criança cantando uma música religiosa sai do ralo de uma pia? De pilhas de jóias, relógios e outras tantas coisas aparecerem dentro de uma pia quando antes ela estava vazia? De sons de animais variados começarem a soar pelo telefone? Das sirenes da cidade começarem a soar sozinhas? De algo que se esgueira pelas sombras e que todos podem sentir mas não ver? De uma criatura que consegue entrar em uma sala completamente fechada, com uma barricada na porta?
Fantasmas faz você se morder de curiosidade e ainda por cima traz a baila a história fascinante de Roanoke e muitas outras histórias de desaparecimentos em massa. Eu recomendo e muito para quem gosta de mistério, ficção e terror :-)

OBS: Fizeram um filme com o Ben Afleck, Liev Schreiber, Rose McGowan e Peter O`toole baseado no livro. O filme é divertido, apesar da interpretação inexpressiva de sempre do Ben Afleck (acho que ele só interpreta quando está com o Matt Damon, hehehehe), mas a história foi completamente mudada, o que é uma pena. O livro, se filmado pelo menos o mais próximo do que era, teria rendido um filme excelente.



Não entendi direito qual a intenção desta capa.

Capa muuuuuito feia. Não sei porque, em certa época, as capas de livros de terror eram realmente bizarras, mas entendo a intenção desta. Uma pequena referência a brincadeira que a criatura fazia se referindo a ela mesma como o diabo.

Acho esta capa muito adequada para a história.

Capa do filme. Se você leu a história já percebe que o filme não tem nada a ver com a leitura.

Capas Romances Góticos II

Como já assumido, eu amooooo capas de livros góticos, em especial pockets. Aqui estão mais alguns belos exemplares.

Como não ficar apaixonada por esta capa? Eu quero demais este livro. Até o título me deixa emocionada :-D

Mesmas palavras escritas para a capa anterior. Muito, muito linda, e um título bem sugestivo, que me deixou doida para ler. Infelizmente não tenho este livro :-(


Duas versões para a mesma história. Eu não saberia escolher. As duas são demais :-D

Amo o título, além disso como não querer ler um livro em que o mal e a violência cercam uma jovem inocente, tudo misturado a fantasmas e uma antiga mansão????

Mais uma beleza com título legal.

A moça parece uma boneca de porcelana. Eu amo bonecas de porcelana.

Ruiva. Isso já diz tudo.

Outra ruiva.

Título delicioso.

Título mais delicioso ainda.
Se eu pudesse ter todos os livros góticos escritos no mundo em todos os tempos eu seria uma pessoa idiotamente feliz.

O Unicórnio



The Unicorn.


Iris Murdoch.




COMENTÁRIOS:




A história começa com a chegada de Marian Taylor, moça de 29 anos, a uma solitária estação, onde ela é recebida por Gerald Scottow, o homem que havia colocado o anúncio solicitando uma governanta e ao qual ela respondera. A moça logo descobre que não havia sido contratada para cuidar de uma ou mais crianças, mas sim para ser acompanhante de uma Sra Hanna Crean-Smith, uma mulher um pouco mais velha que ela mesma.
Logo após sua chegada Marian percebe que os habitantes do castelo de gaze são estranhos e guardam muitos segredos.  O lugar é distante de tudo, extremamente solitário, repleto de armadilhas naturais. A casa é antiga, escura e silenciosa. A moça vai sendo apresentada as pessoas que moram naquele lugar, mas não consegue colocá-los em papeis definitivos, como Gerald Scottow, que comanda a casa mas não parece ser seu dono.
Durante um passeio pelas terras Marian conhece a filha do dono da casa vizinha a Gaze, Alice, que está fazendo companhia ao pai. Ficamos sabendo que ela aguarda pela chegada de seu irmão e de um amigo, que costuma hospedar-se com eles todos os anos naquela época. Há também Denis Norton, uma espécie de jardineiro e faz tudo da Sra Crean-Smith, Violet Evercreech (a governanta) e seu irmão de 17 anos Jamesie (o motorista).
É Denis quem conta a Marion o que aconteceu de tão terrível em Gaze sete anos atrás. O marido de Hanna, Peter, havia caído das falésias, mas parece que na verdade ele fora empurrado pela esposa. Acontece que o homem sobrevivera a queda e partira para Nova Iorque, jamais retornando a Gaze. Bem, Hanna, antes de empurrar o marido, estava tendo um caso com o filho do vizinho (irmão de Alice) Pip Lejour. Como castigo, Peter enviara George, seu amante (sim, Peter era homossexual) para manter a esposa cativa no castelo.
Hanna Crean-Smith é uma prisioneira no lugar  enquanto os outros moradores (Marian sendo incluída nesta classe) são seus carcereiros, empregados por um marido que a odeia e que vive distante da esposa e do castelo há anos, mas que mantém seus olhos sobre ela través de Gerald.
Revoltada com a situação da mulher, que é uma espécie de personagem trágica e sedutora, Marian decide ajudá-la a fugir, mas Hanna aceitou seu cativeiro como uma espécie de teste espiritual e sair dele significaria abrir mão do perdão de Deus pelos pecados que cometera. Para complicar a situação, com seu comportamento Hanna se tornara uma espécie de santa para as pessoas de seu convívio; até mesmo Marian cai nesta espécie de feitiço.
A única pessoa que pode visitar Hanna em Gaze é Effingham Cooper, amigo do pai de Alice e Pip, pois é considerado inofensivo, apesar de estar apaixonado pela mulher (de certa forma todos estão apaixonados por ela). Sinceramente, Effie é um imbecil egocêntrico, que muda a paixão de uma para outra o tempo todo. Num momento ele está apaixonado por Hanna, mas não faz nada para ajudá-la porque gosta da ideia dela estar presa a Gaze como uma princesa em uma torre. Depois está apaixonado por Alice (que sempre o amara), mas em seguida não está mais. Ele é fraco e tolo e podemos perceber bem isso ao tomarmos ciência de seus pensamentos, uma vez que o livro mostra os pensamentos de vários dos personagens, além dos de Marian.
Ao ler este livro eu vacilei entre a satisfação e a frustração. os personagens são fascinantes e complexos e a história é convincente em todos os momentos, mas certa conformidade de pensamento em alguns deles me irritava. Confesso que fiquei surpresa com a quantidade de situações sombrias: Uma esposa encarcerada porque traíra o marido que não amava com o filho do vizinho e tentara matá-lo; Um marido vingativo que deixara seu amante cuidando da esposa; O carcereiro que idolatrava sua prisoneira e que tinha um caso com uma garoto de 17 anos, sendo este garoto uma espécie de elfo maldoso e falsamente angelical que se apaixona por Marian, que começa a ter um caso com Dennis, que idolatra Hanna como todos os demais.
A atmosfera opressiva é muito bem descrita e explorada e ela acaba por tomar conta de você, como se você fosse uma daquelas pessoas, presa naquela teia de aranha, de certa forma comandada por Hanna na sua aceitação pelo castigo que lhe fora imposto. Enquanto a dama aceita seu destino, todos os demais estão felizes em continuar como estão, pois se o equilíbrio for quebrado, sabem que vão destruir uns aos outros. Acontece que eles estão estagnados e não estão realmente vivendo.
Eu não conseguia ver uma solução feliz para toda a história e ela realmente não acontece. Quando todos na casa são avisados de que Peter Crean-Smith está voltando para casa após sete anos, chegamos ao clímax. Fiquei de olhos vidrados, lendo cada página. Este foi o único livro que li de Iris Murdoch, mas jamais esqueci dele. O reli alguns dias atrás, para fazer a resenha e para relembrar os momentos que passara ao ler pela primeira vez. Vale a pena. É uma espécie de leitura gótica, mas de um gótico nada a ver com os livrinhos de bolso. Recomendo.


OBS: A vida da autora virou filme, com Kate Winslet fazendo seu papel na fase Jovem e Judi Dench na fase mais velha. O filme se chama Iris. 


PEQUENA BIOGRAFIA: Escritora e filósofa, Iris Murdoch (1919-1999) era uma referência na Inglaterra. Professora na Universidade de Oxford, na década de 50, ficou conhecida por sua militância de esquerda e o espírito libertário. Casou-se com John Bailey, também escritor e professor de literatura inglesa, com quem viveu quase 50 anos. Morreu em conseqüência de complicações decorrentes do mal de Alzheimer.


Este é o meu exemplar. Eu peguei o livro exatamente por conta desta capa. Acho linda a moça com o vestido e o cabelo agitados pelo vento, embora não entenda por que o homem espia por detrás da árvore como um vilão de filme mudo :-)

Não me diz muito. parece mais capa de conto de fadas.

Bela capa. Acho que combina bastante com a sensação de agonia da história.

Também não me diz muito em relação a história, especialmente porque não há um Unicórnio no livro.

Terror no Líbano

The Gabriel Hounds.


Mary Stewart.


COMENTÁRIOS:


O livro começa em Damasco, com a protagonista, Christy Mansell, encontrando Charles, seu primo, ao sair de uma loja. Os dois haviam crescido juntos, mas a moça fora morar na América, o que os afastara um pouco nos últimos anos. Charles, filho de um primo do pai de Christy, fora adotado pelo irmão gêmeo do pai da moça ao se tornar órfão.
Nossa mocinha está participando de uma excursão e se deixa persuadir por Charles a encontrá-lo na próxima cidade abandonando seu grupo de viagem, já que ele pretendia visitar a tia avó Harriet (após cumprir uma missão de trabalho) que vivia a décadas no Líbano e depois se dispunha a fazer companhia a prima.
A tia avó Harriet era conhecida como uma espécie de Lady Stanhope (personalidade verídica) morando em um castelo decrépito em um local bem isolado, vestindo-se com roupas masculinas e cavalgando a noite. Todos na família haviam acatado o desejo da mulher de viver longe dos parentes, mas Christie, tomada de curiosidade, resolve visitar a tia antes de Charles, quando ele lhe manda uma mensagem avisando que se atrasaria um dia ou dois para ir ao seu encontro.
Com a ajuda de um simpático motorista chamado Hamid, a mocinha chega ao castelo onde a tia avó mora, mas precisa insistir muito para que permitam sua entrada e ainda mais para conseguir uma audiência com a tia. Na verdade, tudo lhe soa muito estranho naquele lugar, como se ela estivesse participando de uma peça de teatro.
Christy é uma jovem de 22 anos, corajosa e aventureira e um tanto curiosa e teimosa. Ao conseguir se recebida no castelo ela conhece John Lethman, que afirma ser o médico pessoal de Lady Harriet. Após muita insistência ele aceita falar a Harriet que a sobrinha deseja encontrá-la, mas para isso Christy teria de ficar ali e passar a noite, pois a mulher só acordava a noite e dormia durante o dia.
Hamid combina de buscá-la no dia seguinte e a moça fica a espera do encontro. Quando este acontece ela se torna mais curiosa ainda. Sua tia se assemelha a um homem árabe, usando roupas típicas, sentada entre almofadas, falando num sussurro a meia luz e se recusando terminantemente a receber Charles quando a moça toca no nome dele (apesar de tê-lo convidado a visitá-la anteriormente, já que ele era seu sobrinho favorito).
No dia seguinte, após uma intensa chuva, a moça não pode partir devido a enchente do rio, mas encontra com Charles (os dois vão caminhando até que encontram uma parte mais estreita do rio e ele a atravessa). Ela lhe conta os estranhos acontecimentos da noite anterior. Claro que o rapaz toma a firme decisão de invadir o castelo a noite e descobrir o que está acontecendo naquele lugar.
A história é muito interessante e há outros personagens que a tornam mais intrigante ainda, como a criada que usa o anel da patroa (e que fora prometido a Christy na infância) e parece sentir raiva da moça. 
O médico em alguns momentos é muito educado e em outros tão alheio ao que se passa ao seu redor que a moça percebe que ele é viciado em haxixe. Além disso há a tia... sinceramente, eu fiquei me mordendo de curiosidade para saber o que estava acontecendo naquele lugar.
É divertido que a moça tenha sido hospedada no parte onde ficava o harém do castelo. A descrição é tão rica em detalhes que facilmente eu pude visualizar tudo e amei cada segundo :-)
O romance não é ardoroso, uma vez que o casal principal se conhecia desde sempre. A moça sempre fora apaixonada por ele e o moço confessa que sempre tivera certeza de que mais cedo ou mais tarde casaria com ela. Vamos levar em conta que o que menos importa neste livro cheio de mistério e aventura é a parte romântica.

AQUI!!!!!
Este é o meu exemplar. Acho muito esdruxula esta capa, hehehehe. O vestido não é do meu gosto e os óculos são terríveis.

Mesma figura em inglês. Até que parece mais simpática desta forma :-)

Esta capa é um pouquinho melhor, mas o homem atrás da pilastra... freak!!!!

Uma das capas mais recentes, mas ficaria melhor com um casal de cachorros, pois eles são importantes na história. Em tempo: os cães de Gabriel do título são na verdade estátuas que a tia avó havia prometido dar a Charles quando ele era criança.

Meio que me agrada, mas não de forma marcante. Visual anos 40 e a história se passa nos anos 70.

Esta capa entrou em sincronia com a história. Pena que o espaço a volta do casal tenha ficado tão grande tirando a atenção deles.

Fantástico como esta capa ficou estranha e mesmo assim acho ela bonitinha :-)

O Mistério dos Sete Relógios

Agatha Christie.


SINOPSE:


Gerry Wade revelou-se um dorminhoco de primeira. Por isso, os outros hóspedes da casa resolveram pregar-lhe uma peça. Acertaram oito despertadores potentes para tocar, um após o outro, a partir das 6h30. Mas, ao amanhecer, um dos relógios tinha desaparecido. O tiro saíra pela culatra, com consequências trágicas. 

Sete esferas referentes a sete relógios constituem o cerne desta misteriosa aventura, que envolve uma extravagante organização secreta e põe em cena três deliciosos personagens de Agatha Christie: o superintendente Battle, o simpático Lorde Caterham e sua encantadora e corajosa filha Eileen. Juntos, eles terão que enfrentar um dos mais hábeis e cruéis assassinos de que já se teve notícia.



AQUI!!!!



 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon