Lugar Nenhum

Neverwhere

Neil Gaiman
SINOPSE:

Em 'Lugar Nenhum' Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos - e é para lá que Richard vai.



RESUMO DA HISTÓRIA:

Gaiman nos apresenta neste livro a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive em Londres há dois anos e que certa noite sai com sua noiva, Jéssica, para jantar com o chefe desta. No caminho encontram uma moça ferida, que parece surgir do nada. Apesar dos protestos de Jessica, Richard decide cuidar da moça, que se chama Door, e a leva para sua casa, ao invés de ir ao jantar.
Na manhã seguinte, quando Door está melhor, ela pede a Richard que encontre o Marquês de Carabas, um homem que poderá ajudá-la a fugir de dois assassinos que estão caçando-a: Croup e Vandemar. Richard encontra o Marquês e o leva para seu apartamento a fim de se encontrar com Door. Os dois desaparecem quase de imediato, também do nada, deixando para trás um rapaz confuso e que não demora a descobrir que todas as pessoas que o conhecem deixaram de vê-lo e até o seu apartamento é alugado enquanto ele ainda vive lá.
Determinado a corrigir as coisas, Richard parte para o mundo da Londres de Baixo à procura de Door. Nesta busca Richard encontra todo o tipo de criaturas e personagens perigosas e caricatas que nunca pensou existirem na parte subterrânea de Londres.



COMENTÁRIOS:

Há algo na obra de Neil Gaiman que sempre me atrai, me conquista, mesmo que em níveis diferentes de profundidade. Acho que é a coragem de se arriscar em mundos desconhecidos e criar toda uma mitologia, a criatividade, a forma de dialogar com o leitor, de nos aproximar de seus personagens e de inserir algo sombrio por mais leve que seja o tema.
Um bom exemplo disso é o protagonista de Neverwhere, Richard Mayhew, uma rapaz normal, que trabalha, tem problemas, uma noiva... ele não é um herói, não é cheio de coragem e criatividade e sua noiva é quem comanda o relacionamento.
Toda a sua vida vira de cabeça para baixo (literalmente) após conhecer Door, ajudá-la (contrariando os desejos de sua noiva) e ir atras do (ótimo) Marques de Carabas. Ao se envolver com Door e seus problemas Richard fica invisível; ninguém mais parece ter a capacidade de vê-lo ou ouví-lo, salvo algumas exceções e mesmo assim, quem o vê ou ouve não consegue lembrar quem ele é. Sem opções Richard vai a Londres de baixo em busca de Door, na esperança de ter sua vida de volta.
A Londres de baixo é um lugar que se assemelha a um labirinto bizarro, perigoso, cheio de criaturas estranhas, desconhecidas, de pessoas que parecem vir de contos de fadas e terror e o pobre Richard se vê totalmente perdido e assustado.
Em sua busca por Dorr o rapaz descobre que a família dela foi assassinada e que alguém a quer morta. A moça tem um talento muito especial: ela pode abrir qualquer porta e criar portas. Atrás dela estão os muito assustadores Mister Croup e Mister Vandemar.
Richard se junta a Door e a Hunter (uma mercenária que está protegendo Door) na busca pelo anjo Islington na esperança de corrigir o que foi feito a ele e de desvendar as mortes da família da moça.
Eu gostei muito deste livro, embora ele não seja um dos meus livros favoritos de Gaiman. Door é uma personagem fácil de simpatizar, assim como Richard, apesar de sua falta de criatividade, mas o meu favorito é De Carabas, com sua esperteza e maneiras ladinas. Temos até uma espécie de TARDIS em forma de metrô, maior por dentro, menor por fora... (sim, Neil Gaiman é fan de Doctor Who).
Neverwhere é o tipo de história que Gaiman escrevia na época de Sandman, mais sombria, mais bizarra, mais assustadora e cheia de situações que parecem sem solução. Gosto mais dos trabalhos atuais dele, que possuem um tom mais "vivo", mais poético, mas este livro vale muito a pena, especialmente para quem gosta de fantasia mas não morre de amores por fadinhas purpurizadas :-)

AQUI!!!!


                           

Neverwhere foi transformado em mini série pela BBC. Alguns dos atores não eram conhecidos meus na época em que assisti, mas agora é engraçado ver Peter Capaldi, o novo Doctor Who, como o anjo Islington.



Fiquei sabendo a pouco tempo que vão transmitir por rádio uma nova adaptação, com atores que são famosos e dos quais gosto muito.


LISTA DE PERSONAGENS RADIO DRAMA:

Primeira Coluna personagens, segunda, atores que fizeram os papéis na mini série e terceira, atores que farão os personagens no Radio Drama.

Richard MayhewGary BakewellJames McAvoy
DoorLaura FraserNatalie Dormer
The Marquis de CarabasPaterson JosephDavid Harewood
HunterTanya MoodieSophie Okonedo
The Angel IslingtonPeter CapaldiBenedict Cumberbatch
Mr. CroupHywel BennettAnthony Head
Mr. VandemarClive RussellDavid Schofield
Old BaileyTrevor PeacockBernard Cribbins
LamiaTamsin GreigLucy Cohu
The AbbottEarl CameronGeorge Harris
                                           
  

0 comentários:

 
Mistério das Letras Blog Design by Ipietoon